Associada Topocart conclui projeto no Uruguai

A Topocart, associada ao sindicato desde 1997, está finalizando um importante projeto no Uruguai. Em 2015, o governo uruguaio iniciou projeto de atualização do mapeamento aerocartográfico do país.

À época, dez empresas estrangeiras apresentaram suas soluções para atender à demanda. Mas a vencedora foi a brasileira Topocart, do diretor do Sinduscon-DF, Jorge Mauro Barja Arteiro.

A empresa apresentou a proposta mais vantajosa, incorporando os principais equipamentos da época – a Vexcel Imaging UltraCam Eagle Mark 2, câmara aerofotogramétirca que obtém uma imagem com mais de 23.000 pixels de largura na faixa de vôo e um sistema de lentes multiespectrais, abrangendo os cumprimentos de ondas nas bandas do espectro visível e do infravermelho.

O diretor técnico da Topocart, engenheiro Givanildo Silva, explicou que a empresa teve diversos desafios, dentre eles, aeronáuticos e climatológicos. “Um projeto no exterior sempre é desafiador por questões técnicas, legais e culturais. Sem contar a grande expectativa do cliente, que aguardava este mapeamento há 50 anos”, contou.

Givanildo destacou que a Topocart está chegando ao final do projeto, dentro do prazo, e o sentimento é de dever cumprido. “Com este trabalho, o Uruguai passa a ser um dos poucos países no mundo a realizar o mapeamento com a tecnologia do aerolevantamento de última geração, em 2 escalas, de 100% do seu território”, ressaltou.

Vale destacar que este não é o primeiro projeto internacional da Topocart. A empresa trabalhou por 8 anos em Angola, realizando o mapeamento de 10.000 km de rodovias, cartografia de 20 cidades, além de um mapeamento geológico envolvendo 1/3 do território angolano. Também já realizou o mapeamento do Rio Zambeze, em Moçambique, e agora, no Uruguai.

Acesse o estudo de caso publicado pela GIM International sobre o último projeto: https://bit.ly/2lVup7l

Sobre a Topocart

Sediada em Brasília, a Topocart fornece serviços em todo o mundo em engenharia de infraestrutura, planejamento urbano, estudos ambientais, mapeamento, fotogrametria aérea, geoprocessamento, topografia e geodésia. A empresa opera sistemas aéreos fotogramétricos digitais Vexcel Imaging UltraCam desde 2008. Atualmente, possui um UltraCamLp e um UltraCam Eagle Mark 2.

Com informações da GIM International