Fibra e Governo de Brasília assinam acordo de cooperação

Assessoria de Imprensa da Fibra

n

A região do Pôr-do-Sol, na Ceilândia, irá ganhar em breve uma nova unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A construção do novo espaço será possível graças à conjunção de esforços entre a Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) e o Governo de Brasília que assinaram um termo de cooperação, nesta quinta-feira (9/12), na sede da Federação, no SIA. A parceria, que irá promover também políticas públicas para o desenvolvimento de ações nas áreas de educação profissional presencial e à distância, certificação de pessoas, inclusão social, empreendedorismo e inovação, além de programas específicos voltados para ampla inserção no mercado de trabalho do DF, foi firmado por meio da Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos.

“Qualificar trabalhadores é uma das funções do Sistema Fibra e colocar a Secretaria nesse contexto é muito importante, pois dá sustentação aos processos de desenvolvimento econômico e social em âmbito local. Essa é uma política eficiente que melhora as condições de emprego em curto e médio prazo, além de atender as demandas de mercado, que são latentes em meio a qualquer cenário econômico”, ressalta Jamal Jorge Bittar, presidente da Fibra. A construção da parceria, começou a ganhar forma quando as lideranças visitaram o local que irá sediar a nova unidade do Senai-DF, em novembro, fizeram a metragem do espaço e começaram a contatar parceiros para tornar o empreendimento uma realidade. Segundo o secretário do Trabalho, Joe Valle, a parceria irá somar uma série de benefícios para a população da região.

“Com a parceria vamos levar a essa população conhecimento, relações de pertencimento, capaz de oferecer objetivo de vida, empreendedorismo e esperança, além de reconhecimento. Quando eu qualifico e reconheço um trabalhador, eu estou levando a ele um elemento de felicidade impressionante. Vivemos uma sociedade de correria e que não reconhece o trabalho um dos outros”, comentou Valle.

Atividades em curso

A parceria entre a Federação e o governo já está em curso desde o começo do segundo semestre deste ano. Ações como a certificação de pessoas e educação à distância têm sido desenvolvidos pelo Senai e o Sesi e em breve, o IEL será inserido neste contexto com toda as suas expertises. “A assinatura do termo foi essencial e o ponto chave para envolver todo o Sistema, ampliar e formalizar o que já tem sido feito”, aponta a Maria Gricelia de Melo, gerente de Formação Profissional e Tecnologia Industrial do Senai-DF.