Reunião da Comat/Cbic discute inovação e norma de desempenho no setor da construção

TAMANHO DA FONTE: A+ A A-


Assessoria de Comunicação da Cbic

n

Em reunião nesta terça-feira (08/12), a Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat/Cbic) reuniu-se em Brasília, na sede do Sinduscon-DF, com o consultor da Presidência da Caixa Milton Anauate e o gerente nacional do Programa Minha Casa Minha Vida, Rodrigo Wermerlinger. A última reunião do ano  foi presidida pelo presidente da comissão, Dionyzio Klavdianos.
 
Anauate falou aos membros da comissão sobre os sistemas construtivos homologados e apresentou os manuais que irão facilitar o entendimento da norma de desempenho. Os manuais foram realizados por um grupo gestor no Ministério das Cidades, no qual a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) é integrante. “O setor da construção precisa de mais inovações. Como tivemos um ano difícil no Brasil, não tivemos resultados expressivos nesta área”, avaliou o consultor da Caixa. 
 
Já Rodrigo Wermerlinger deu um panorama  sobre o programa habitacional no Brasil e destacou que o Minha Casa Minha Vida não recebe mais questionamentos sobre a qualidade das casas. Segundo ele, a preocupação atual é asustentabilidade do programa. “A fase três do programa vive um momento de dúvidas sobre sua sustentabilidade e sobre como financiar mais casas para a população”, avalia Wermerlinger. O gerente da Caixa apresentou os resultados do Minha Casa Minha Vida desde sua criação. “O programa já entregou 9 milhões de casas em todo País. Se fosse um município, seria o segundo maior do Brasil, atrás somente de São Paulo.”
 
No fim da reunião, a estudante de engenharia elétrica da Universidade de Brasília e CEO da Inova House, Juliana Martinelli, apresentou cases de sucesso na China, na Itália e nos Estados Unidos no âmbito da construção 3D de casas populares. A Inova House pretende desenvolver uma máquina que realiza a impressão de casas (protótipos)  até julho de 2016.
 

Leave a Comment

Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá, 👋
em que podemos te ajudar?