Fortalecimento do setor produtivo

Patrícia Figuerêdo

Evento apresentou as normas de adesão ao Selo Fibra, na manhã desta quinta-feira (19)

Os empresários da indústria do Distrito Federal já podem aderir ao Selo Fibra – que diferencia os produtos feitos em Brasília. As normas de adesão foram apresentadas na manhã desta quinta-feira (19), em evento realizado no auditório da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra). Com o objetivo de fortalecer as empresas, bem como alavancar a economia local, a marca Indústria Brasília foi idealizada pela Fibra, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-DF). O Sinduscon-DF apoia a iniciativa e a considera essencial para a indústria.

O presidente do Sinduscon-DF, Luiz Carlos Botelho, marcou presença no evento e destacou que o Selo Fibra representa mais uma providência, no sentido de destacar a atividade econômica da construção civil no território do DF para as empresas do DF. “A iniciativa priorizará rendas geradas e a mão de obra de Brasília”, ressaltou. Ele ainda acrescentou que o selo é uma qualificação para aquelas empresas que, uma vez cadastradas no selo Brasília, “vão sofrendo a condição inovativa de ações e progressiva no crescimento da qualidade do trabalho.”

Na abertura do evento, o presidente da Fibra, Jamal Bittar, destacou um dado que considera alarmante. “Consumimos 92% dos produtos de fora”, pontuou. Segundo ele, o selo é um marco para o DF, no sentido de mudar essa realidade. “Pretendemos estimular o desenvolvimento local. A população deve entender que quem compra aqui gera renda e emprego para a região”, ressaltou. Para Bittar, esse é um processo original de sustentação da cidade.

O diretor superintendente do Sebrae-DF, Antônio Valdir, ressaltou que as indústrias locais são compostas basicamente por micro e pequenas empresas. “Temos que alcançar as maiores também. Temos que ser bairristas, no sentido de incentivar o que é feito no DF”, disse. Ele considera o trabalho a principal ferramenta para mudar os rumos da cidade. “O Brasil precisa parar de ganhar dinheiro com dinheiro e começar a ganhar dinheiro com trabalho”, destacou.

O evento contou com diversos representantes do setor produtivo. Segundo o secretário do Trabalho, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Joe Valle, esse setor é a solução para o DF. “Não há outra saída para a cidade a não ser pelo setor produtivo, que é responsável por girar a economia local”, frisou. Ele aproveitou para reforçar o compromisso da secretaria com a iniciativa. “Toda empresa que for certificada com o Selo Brasília já tem prerrogativas para parcerias”, afirmou.

O secretário-adjunto do Trabalho, Thiago Jarjour, acrescentou que se deve pensar na indústria como um todo, e não somente em sindicatos isolados. Ele ainda reforçou a importância do setor produtivo. “Não é possível que Brasília desenvolva-se sem que o setor seja ouvido”, disse.

As normas de adesão ao Selo Fibra foram apresentadas pelo diretor secretário da Fibra, Paulo Eduardo Montenegro. Ele explicou as etapas que as empresas passarão até serem certificadas com o selo. “Acreditamos que a marca, em breve, começará a se tornar conhecida e consolidada entre as empresas”, disse.

Representando o Sinduscon-DF, compareceram o 1º vice-presidente, João Carlos Pimenta; e os diretores Marcontoni Montezuma, Jorge Salomão e Tereza Christina. O presidente da Ademi-DF, Paulo Muniz; e o presidente da Asbraco, Afonso Assad, também prestigiaram o evento.

Por que investir em uma marca?

O Selo Fibra ainda passará por diversas etapas até que seja, de fato, consolidado como referência. Para explicar o poder da marca na decisão de compra, o evento contou com uma palestra do expert em Marketing, Geraldo Sardinha. Ele explicou que aumentar o grau de familiaridade e de favorabilidade são dois pontos importantes para construir uma marca forte. “Quanto mais conhecida, mais força ela tem. Porém, também precisa ter uma boa reputação”, destacou.

Sardinha pontuou que toda marca nasce como uma promessa. “No caso do selo apresentado, a ideia é o fortalecimento do setor”, exemplificou. Segundo ele, a iniciativa nasce como um elemento de motivação. “Hoje, as empresas divulgam a marca [Selo Fibra], mas, amanhã, ela será referência para as empresas”, finalizou.

Sobre o selo

O Selo Fibra poderá ser estampado em etiquetas, embalagens, notas fiscais, produtos promocionais, tags, vitrines e etc, conforme o interesse da empresa credenciada. A marca foi inspirada pelo desenho do Plano Piloto feito por Lúcio Costa, em 1957, e se caracteriza como uma releitura distinta do mapa de Brasília.

n