ABNT cria comissão para adaptar normas internacionais de sustentabilidade em comunidades

Assessoria de Comunicação da Cbic

A Comissão de Estudo Especial de Desenvolvimento Sustentável em Comunidades (CEE-268) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) pretende elaborar normas no campo do desenvolvimento sustentável para comunidades, em especial as urbanas, compreendendo qualidade de vida, infraestrutura e serviços públicos. O grupo é coordenado pelo professor do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), Alex Abiko. A comissão é espelho do Technical Committee 268 (TC268), da International Organization for Standardization (ISO), que define normas para o desenvolvimento sustentável em comunidades urbanas englobando desde a terminologia até indicadores. Por se tratar de um espelho, a comissão será responsável pela criação de versões brasileiras de normas já aprovadas pela ISO, da qual a ABNT é signatária. O objetivo não é criar normas brasileiras, mas adaptar os textos já em vigor internacionalmente para a realidade das comunidades do Brasil. A primeira ação da comissão, já em andamento, é a elaboração da versão brasileira da ISO 37120, de 2014, que trata do desenvolvimento sustentável de comunidades com ênfase em indicadores de serviços urbanos e qualidade de vida. As reuniões da comissão, instituída por sugestão do Conselho Brasileiro da Construção Sustentável (CBCS), acontecem mensalmente na Poli-USP e reúne representantes do Ministério das Cidades, da Caixa Econômica Federal, de prefeituras paulistas, de empresas e de associações e entidades de classe, como Cbic, Sinduscon-SP, Secovi-SP, Conselhos de Engenharia e Agronomia (Crea) e Arquitetura e Urbanismo (CAU).

(Com informações do Portal Piniweb)