Sebrae no DF mapeia comportamento sustentável dos empresários brasilienses

Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no DF

Os empresários do Distrito Federal (DF) sabem da importância da sustentabilidade para o seu negócio se destacar no mercado. É o que constatou a pesquisa ‘O que pensam as MPEs do DF sobre sustentabilidade’, aplicada pelo Sebrae no DF durante o ano de 2015. Segundo o levantamento, para 97,6% dos empresários entrevistados a sustentabilidade é importante para a sua empresa; e 63,9% acredita que é uma questão necessária.

“Apesar de reconhecerem a importância do tema, 31,3% dos empreendedores consultados admitem que não sabem como proceder, e mais de 47% ainda não implementam qualquer prática sustentável. Queremos sensibilizar e oferecer soluções sobre o tema para este empresário”, afirma Ana Maria Araújo, gestora de sustentabilidade do Sebrae no DF.

Em 2010, o Sebrae Nacional lançou a primeira pesquisa realizada com o intuito de saber o que a sustentabilidade representa para os pequenos negócios. Para conhecer melhor a realidade das empresas brasilienses, o Sebrae no DF aplicou a pesquisa aqui. Responderam à pesquisa 451 empresários de micro e pequenas empresas e empreendedores individuais.

“O nosso objetivo era saber o que o nosso cliente sabe e pensa sobre o tema, e a partir do resultado, trabalharmos com foco nas necessidades dele. Com os resultados, podemos direcionar nossas soluções às demandas mais urgentes das empresas. As práticas de sustentabilidade são um importante diferencial competitivo, e os empresários precisam saber como dar visibilidade a estas ações”, explica a gestora.

Os resultados apontam ainda que 52,1% dos empreendedores entrevistados tem interesse em reduzir o desperdício; 17,9% em uso eficiente de água e 13,2% de energia; 11,3% em gerenciamento de resíduos sólidos; e 5,5% em licenciamento ambiental.

“O Sebrae no DF oferece 15 soluções que tornam a empresa mais competitiva e lucrativa por meio de práticas sustentáveis. O programa Redução do Desperdício é uma dessas iniciativas, e se enquadra perfeitamente na demanda dos entrevistados. Por meio do programa, os empreendedores aprendem a reduzir o consumo de água e energia, usar na medida certa a matéria-prima e fazer a correta gestão dos resíduos”, conta Ana Maria Araújo.

A instituição trabalha para disseminar a sustentabilidade nas micro e pequenas empresas há três anos. Em 2013, foi desenvolvida sua ‘Política de Indução à Economia Verde e Gestão Sustentável da Micro e Pequena Empresa’ e, por meio de seu portfólio, ajuda as empresas a reduzirem o desperdício, ganhar, mais competitividade, aumentar a satisfação do cliente e ainda minimizar o seu impacto no meio ambiente. “Ser uma empresa sustentável só tem vantagens”, conclui a gestora.