Seminário apresenta experiências implementadas por empresas da construção civil

Evento aconteceu na manhã de hoje (6), no sindicato

Ideais inovadoras e inspiradoras. Foi assim a manhã de hoje no Sinduscon-DF, que contou com um ciclo de palestras de diferentes empresas do setor da construção civil. O seminário "Cenários da Técnica em Brasília", promovido pela Diretoria de Materiais, Tecnologia e Produtividade do Sinduscon-DF (Dimat), teve como objetivo reunir experiências tratadas e implementadas por empresas e profissionais da cidade.

Para o diretor de Materiais, Tecnologia e Produtividade, Dionyzio Klavdianos, o evento foi uma ótima oportunidade para apresentar sistemas de gestão, processos construtivos e pesquisas que estão sendo implementadas por outras instituições. “Com a crise que o setor está passando, exemplos de empreendedorismo servem como alento a todos”, ressaltou. O diretor ainda acredita que disseminar esse tipo de cultura é essencial e pretende repetir o evento no próximo ano.

Na ocasião, assuntos diversos foram abordados, como, por exemplo, a apresentação de um case da Apex Engenharia, em que foi explicado sobre o Lean Construction. O sistema foi utilizado em uma obra de Samambaia e tem o objetivo de diminuir o tempo de entrega da construção, melhorando a qualidade e evitando os desperdícios. Foram mostradas também as vantagens do Light Steel Frame, um sistema construtivo a base de aço usado em construção de residências, além da importância de um programa de treinamento específico para cada tipo de obra. Na segunda parte do evento, foi apresentado sobre o desempenho acústico de edificações, a implementação do sistema PBQP-H em três canteiros do Noroeste e energia solar fotovoltaica.

Dentre os participantes, compareceram empresários, associados, engenheiros, arquitetos e estudantes. O encontro contou com a parceria da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) e do Senai Nacional e, ainda, com o apoio da Associação Brasilieira de Cimento Portland (ABCP) e da Comunidade da Construção.