Vendas de imóveis novos no DF crescem 19% em um mês

Assessoria de Comunicação da Ademi-DF

As vendas de imóveis residenciais novos no Distrito Federal aumentaram 19% em agosto último, em relação a julho. Uma sinalização importante da evolução dos negócios imobiliários na região. Este dado é o destaque da nova edição da pesquisa do Índice de Velocidade de Vendas (IVV) no Distrito Federal divulgada hoje. O IVV de agosto e o IVV do trimestre junho a agosto são iguais: 4,6%, ou seja, este indicador é 19% superior ao IVV de imóveis residenciais apurado em julho (veja gráfico).

IVV residencial – incremento de 19% nas vendas em agosto

As vendas dos imóveis são informadas pelas incorporadoras participantes da pesquisa do IVV, conduzida pela Associação de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-DF) e pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-DF), com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-DF). “A pesquisa do IVV do DF é o estudo mais preciso e com a amostra de empresas mais significativa, sobre o comportamento do mercado imobiliário da região. Outros indicadores não têm a mesma base segura de informações do nosso mercado”, afirma Paulo Muniz, presidente da Ademi-DF.

Mercado com vendas realistas

O IVV residencial de 4,6% está bem próximo do índice de 5%, que é o referencial para uma análise realista de viabilidade de empreendimentos imobiliários no DF. O índice de 4,6% praticamente repete os 4,7% apurados no 2º trimestre de 2015 (abril a junho), lembrando que este último percentual (4,7%) já representava uma elevação de 27% em relação ao IVV residencial do 1º trimestre (3,7%).

Depois da pequena desaceleração sazonal, em função de julho ser um mês de férias e tradicionalmente de menor volume de negócios, agosto voltou a demonstrar que há demanda por imóveis novos no DF, o que anima o setor imobiliário local, apesar de o governo federal e instituições financeiras terem adotado algumas medidas restritivas ao crédito imobiliário.

“O perfil de compra do imóvel novo mudou no DF. Agora há um maior movimento em vendas de imóveis prontos em relação aos em construção ou lançados na planta; o inverso do que ocorria há alguns anos. A questão é que há demanda por imóveis no DF, inclusive na planta, ou seja, o governo e as instituições financeiras deveriam estimular a compra da casa própria para fomentar negócios, gerar emprego e renda e não inibir os financiamentos”, diz Muniz.

Muniz acrescenta que “se considerarmos um índice de velocidade de vendas de 4,6%, como o de agosto, isso significa que um empreendimento com 100 unidades levaria pouco mais de 20 meses para ser totalmente vendido. Como são necessários cerca de 30 meses para sua conclusão, vender tudo em 20 meses é um prazo bem razoável para viabilizar o negócio”.

Imóveis residenciais: valor ponderado do metro quadrado

O IVV dos imóveis comerciais também apresentou elevação em agosto: 2,9% ante 2,7% em julho. “Há boas ofertas nesse segmento e investidores e empresários aproveitam para comprar salas e lojas, ainda mais com a instabilidade no mercado financeiro. O investimento em imóveis ainda é muito sólido”, explica Muniz.

Pesquisa útil para compradores e vendedores de imóveis

A pesquisa do IVV é útil para compradores de imóveis, para as autoridades do DF, para incorporadores de imóveis, bem como para toda a cadeia produtiva, pois sinaliza o comportamento do mercado de forma global e setorizado por região administrativa e por tipo de planta, indicando onde há demanda por novas construções e de quais tipologias. Até a iniciativa da Ademi-DF, do Sinduscon-DF e do Sebrae-DF, não havia dados consolidados desse importante mercado, gerador de negócios, empregos e renda, em que se destacam as pequenas empresas.

Com a pesquisa, que pode ser acessada no site do Sinduscon-DF e também no das demais entidades parceiras, os compradores terão acesso a informações úteis para planejar com mais consistência a realização do sonho da casa própria ou a compra do escritório ou loja.

Clique aqui e confira a pesquisa completa.