Teoria aliada à prática

Patrícia Figuerêdo

A reunião ordinária da Diretoria de Materiais, Tecnologia e Produtividade do Sinduscon-DF recebeu, nesta sexta-feira (2), o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB), Wilson Conciani. Com o tema “Projetos de Desenvolvimento Tecnológico da Área de Construção Civil”, o objetivo do encontro foi mostrar a importância de integrar o mundo do trabalho com o da educação.

Na ocasião, o reitor Wilson Conciani destacou que deve haver uma ação coordenada entre as entidades e os institutos tecnológicos. “A integração é importante, pois quem está no canteiro de obras sabe, na prática, o que é aprendido nas salas de aula. Um pode contribuir com o outro”, ressaltou.

Conciani aproveitou para ressaltar que o instituto está à disposição para parcerias. “Acreditamos que é fundamental capacitar e qualificar as pessoas para melhorar a atuação na área da construção civil”, apontou. O IFB oferece quatro cursos ligados ao setor da construção: Edificações, Controle Ambiental, Automação Industrial e Eletromecânica.

Um ponto destacado na reunião foi como preparar as equipes para atender às normas de desempenho. Segundo o reitor, o primeiro passo é capacitar as pessoas para depois identificarem os problemas e soluções. “Ainda há desconhecimento sobre as conseqüências da não aplicação das normas. É importante que os profissionais entendam os procedimentos”, disse.

Parceria com a Comunidade da Construção

No encontro, ainda foi apresentado o projeto “Projeção da Argamassa”, fruto de uma parceria entre o Sinduscon-DF, ABCP e Votorantim. Ele vai funcionar com a união de um grupo de construtoras que desenvolverão pesquisas para identificar as melhores opções de argamassa. No dia 22 de outubro, será realizada uma palestra de sensibilização sobre o projeto no próprio sindicato. Em breve, divulgaremos mais informações sobre o evento.