Dólar em alta e mercado financeiro instável animam investimentos em imóveis no DF – R7

R7

O investidor voltou a prestar mais atenção à compra de imóveis no Distrito Federal, considerado tradicionalmente um “porto seguro”, diante das instabilidades do dólar, da inflação e do mercado financeiro – onde tem ocorrido a desvalorização até mesmo de ações de companhias de alto rendimento e influência na economia brasileira.

Incorporadoras que atuam no Distrito Federal, como os sócios João Fortes Engenharia e Opportunity Fundo de Investimento Imobiliário, e as imobiliárias Lopes Royal e House Vendas aproveitam o bom momento para novas ações de vendas.

No DF, ao contrário de outras localidades, o mercado imobiliário já passou por um momento mais delicado de queda nas vendas. A aprovação de novos projetos imobiliários está voltando a merecer atenção especial do governo local, que também anuncia a retomada de obras de infraestrutura, como no caso do Setor Noroeste – são indicativos de que os imóveis tendem a voltar a apresentar uma curva ascendente na economia local.

Além disso, as edições consecutivas da pesquisa do índice de velocidade de vendas (IVV) de imóveis novos do DF mostram que a venda de imóveis novos voltou a crescer paulatinamente nos dois primeiros trimestres de 2015. Conduzida pelas entidades Ademi-DF, Sinduscon-DF e Sebrae-DF, o estudo registra que no 2º trimestre, o IVV residencial médio do período foi de 4,7%, ou seja, aumentou 27% em relação ao IVV do 1º trimestre de 2015 (3,7%). No período mais recente, de maio a julho, o IVV médio foi de 4,6%. A pesquisa levanta informações junto a 46% das incorporadoras do DF, considerada uma amostra técnica bem abrangente.

Outras razões para o reaquecimento do momento é a redução da oferta combinada com a falta de lançamentos imobiliários no DF, necessários para repor o estoque, reduzido a cerca de 10 mil unidades – em 2013 chegava a 15 mil unidades.

Condições especiais de venda e ator global

Com um olho nos resultados positivos da pesquisa do IVV e outro na diminuição do estoque, empresas como a João Fortes e o Fundo Opportunity adotam novas estratégias de vendas no DF. Em parceria com a Lopes Royal, os dois sócios preparam para o dia 12/9 a ação “Super Chance”, na central de vendas situada na Quadra CRNW 511 do Setor Noroeste. A ação tem como garoto-propaganda o ator Marcos Veras (da novela Babilônia – Rede Globo) e pretende vender várias unidades prontas para ocupação na Asa Norte e no Noroeste.

Na ocasião serão vendidas mais de 350 unidades dos empreendimentos Atriuns D’or, D’argent e Platine, Due Capri e Due Murano, todos de um quarto no Noroeste, e ainda Vision Work & Live e o Fusion Work & Live, com unidades de apart-hotel e salas comerciais na Asa Norte (SHN). A diretoria das empresas estará presente para negociar diretamente com os clientes interessados, a partir das 9h, até o último cliente.

“Estamos unificando nesse evento uma oferta diversificada de produtos à possibilidade de negociação cara a cara com os próprios diretores. Esse não será um evento com foco em preço ou promoções, mas sim no estudo e adequação dos empreendimentos ao perfil de cada cliente”, diz Jorge Rucas, diretor Nacional de Negócios da João Fortes.

Rucas acredita que seus vendedores e diretores terão bom desempenho no dia 12. “A demanda no DF existe, tanto por moradia como pelo investimento em flats e unidades de um quarto. E é isso que vamos levar para o ‘Super Chance’. Haverá uma variedade de produtos tanto para famílias já estruturadas como para solteiros ou jovens casais que estão começando a vida. Na Asa Norte, temos unidades de apart-hotel com serviços exclusivos”, destaca o diretor da João Fortes.

No 1º semestre, a João Fortes realizou o primeiro ‘Super Chance’, em Niterói RJ). O resultado foi a presença de 200 clientes e a venda, em apenas um dia, de 67 unidades, totalizando um Valor Geral de Vendas (VGV) de cerca de R$ 40 milhões, um recorde para aquela cidade.