No Dia Nacional da Construção, indústria homenageia o trabalhador em todo o Brasil – Cbic

Assessoria de Comunicação da Cbic

A indústria da construção deu mais uma demonstração de força e respeito ao trabalhador e realizou pelo nono ano consecutivo o Dia Nacional da Construção Social (DNCS). Nem mesmo os efeitos negativos da crise econômica, que comprometem o desempenho do setor, esvaziou o esforço dos empresários para celebrar a parceria com os profissionais do setor e levar uma mensagem de otimismo, convocando o jovem a abraçar a indústria em sua trajetória profissional.

Promovido desde 2007 pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), por meio do seu Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc), com apoio do Sesi Nacional e do Seconci Brasil, neste ano o evento foi realizado simultaneamente pelos sindicatos e associações da construção de 34 localidades no último sábado (22/08). A mobilização nacional proporcionou um dia de lazer e cidadania aos trabalhadores do setor e seus familiares, com ações nas áreas de Saúde, Lazer, Cidadania e Educação. O sucesso foi absoluto! Cerca de 81 mil pessoas receberam 272.117 mil atendimentos em diversos serviços. Clique aqui para acessar os dados estatísticos finais do DNCS 2015.

O tema escolhido para esta edição foi dedicado aos jovens: “Quer construir o mundo? Mãos à obra!”. “Os jovens são a nossa esperança. Tenho certeza de que por meio da construção podemos mudar o futuro da nação”, destacou o presidente da Cbic, José Carlos Martins.

A ideia é colocar o jovem como protagonista das mudanças sociais e a indústria da construção como um caminho para transformar a realidade por meio do trabalho. “Nosso objetivo é ter melhores empregos e não apenas mais empregos no setor”, reforçou Martins. Declarando-se muito feliz por participar de mais uma edição do Dia Nacional, o presidente da Cbic salientou na abertura oficial do evento, em Brusque/SC, a importância da mobilização que, ao longo dos últimos nove anos, já realizou cerca de 3,5 milhões de atendimentos e um total de quase 700 mil pessoas em diferentes cidades do País. Esse resultado, segundo ele, se deve à parceria dos empresários e colaboradores do setor, voluntários na ação. “É bonito ver a integração dos empresários e trabalhadores e é isso que realmente importa para continuarmos lutando e acreditando no nosso Brasil.

“O DNCS é um grande momento de mobilização nacional e sensibilização do setor para a importância de cuidar, valorizar e promover o trabalhador”, diz Ana Claudia Gomes, presidente do Fasc/ Cbic.Empresários das entidades que realizaram o evento, bem como autoridades estaduais e municipais e representantes de trabalhadores e parceiros como o Senai, o Sebrae e a Caixa Econômica Federal, também apontam a importância do DNCS e celebram o sucesso dessa edição. Presidente do Seconci Brasil, José Augusto Florenzano, que participou do Dia Nacional em Aparecida de Goiânia/GO, afirma que o evento foi um sucesso, principalmente por que o setor perseverou em sua missão de proporcionar qualificação e saúde para os colaboradores da indústria da construção, mesmo diante das dificuldades enfrentadas com o encolhimento da economia, que trouxe uma nova realidade para o País, com a falta de recursos e enxugamento de milhares de postos de trabalho. Acompanhe a seguir, um pouco do registro do que foi a ação nas localidades.

Confira como foram as ações em algumas das localidades.