Seconci-DF leva educação para dentro dos canteiros de obras

Assessoria de Comunicação Social do Seconci-DF

n

Por meio do Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos da entidade, em parceria com a Secretaria de Educação do DF, o Seconci-DF possibilita aos trabalhadores da construção civil a oportunidade de melhorar o conhecimento que possuem. Para alguns, essa é a oportunidade de retomar os estudos, para muitos, a primeira vez em sala de aula. Geralmente, os alunos estudam no intervalo do almoço ou após expediente em espaço cedido pelas empresas, que pode ser o refeitório.

A Gerência de Capacitação do Seconci-DF atua como fomentadora de conhecimento e, juntamente com as empresas associadas, leva professores para dentro das obras. Com isso, tanto o Seconci-DF, quanto as empresas, estão mudando a realidade de centenas de pessoas que querem estudar. “Eu estou começando aprender agora. O que mudou foi que, antes eu não sabia nem escrever meu nome e agora já escrevo. O próximo passo é aprender a fazer contas”, comemora Francisco Lopes Soares, 45 anos, servente da Construtora Faenge.

Para coroar o esforço dos trabalhadores e o apoio das empresas nesse Programa, o Seconci-DF promove anualmente a Formatura de Alfabetização para entrega de certificados aos alunos que concluíram as etapas de ensino. Em 2015, será realizada a 28ª Formatura da entidade. “É gratificante ver o esforço dos trabalhadores que, mesmo depois de um dia de trabalho pesado, ou mesmo no intervalo do almoço, quando poderiam descansar, eles pegam o caderno, lápis e vão para sala de aula melhorar o ensino que possuem”, finaliza a Gerente de Capacitação do Seconci-DF, Luciana Borges.

Para solicitar o Programa de Alfabetização, as empresas precisam estar com a contribuição em dia e disponibilizar espaço para acomodação da turma. Na falta de espaço próprio, o refeitório é o ambiente mais adequado para acomodar os alunos. Além dos canteiros, a entidade disponibiliza uma sala de alfabetização no Setor Comercial Sul para atender à comunidade e demais interessados em retomar os estudos.