Sinduscon-DF recebe seminário sobre Reciclagem a Frio de Pavimentos

Palestra teve como objetivo capacitar engenheiros e melhorar possibilidades técnicas do uso de recicladoras

Arielli Pereira

O Sinduscon-DF, em parceria com a Asbraco e a empresa Ciber Equipamentos Rodoviários, receberam o seminário “Reciclagem a Frio de Pavimentos – Como garantir ótimo desempenho e redução de custos”. O curso foi realizado hoje, 19, no auditório do sindicato. Estiveram presentes o vice-presidente do Sinduscon-DF, João Carlos Pimenta, e o vice-presidente da Asbraco, Gustavo Dias. Aproximadamente, 120 pessoas assistiram às palestras.

O objetivo foi capacitar engenheiros e melhorar as possibilidades técnicas do uso de recicladoras, visando resultados econômicos ainda mais positivos para as empresas. “A tecnologia de Reciclagem a Frio de Pavimentos aplica-se, sem dúvidas, às empresas do Distrito Federal”, comenta João Carlos Pimenta.

O professor e diretor de Projetos da Laudon International, Dave Collings, da África do Sul, iniciou a palestra explicando o nascimento do “Betunion” (material utilizado para criar a espuma, quando misturado à água). O processo é utilizado para a reciclagem de pavimentos em todo o mundo, inclusive no Brasil. Atualmente, a Rodovia Ayrton Senna passa por uma reciclagem. “A vantagem de se utilizar esse processo para reciclar a rodovia é que o material não funciona como o cimento, que necessita tempo para ser curado. A rodovia é fechada das 23h às 5h e, após esse período de trabalho, o tráfego pode prosseguir normalmente”, explica Dave. Outro benefício é a durabilidade do material, pois ele não trinca como o cimento.

O gerente de Produto e Reciclagem da Wirtgen, Martin Diekman, da Alemanha, realizou uma breve visão dos equipamentos que podem ser utilizados para esta técnica no Brasil. No Distrito Federal, ainda não existem projetos de reciclagem de vias. “Mas existe a intenção de propor ao governo a implantação desse tipo de trabalho em Brasília”, ressalta João Carlos Pimenta.