Caged deve vir ainda pior – Correio Braziliense

TAMANHO DA FONTE: A+ A A-
As previsões são de fechamento de até 60 mil postos de trabalho apenas no mês passado. Durante o ano, a perda de vagas deve chegar a 80.732, e, nos últimos 12 meses, a 47.228

 

Nívea Ribeiro
 
 
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulga hoje o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) referente a março, revelando aquele que pode ser o pior trimestre para a geração de empregos desde 1999. As previsões são de fechamento de até 60 mil postos de trabalho apenas no mês passado. No acumulado do ano, a perda de vagas deve chegar a 80.732, e, nos últimos 12 meses, a 47.228.
 
Para o professor Carlos Alberto Ramos, do Departamento de Economia da Universidade de Brasília (UnB), a queda nos níveis de emprego ainda é reflexo da atividade econômica fraca do último ano. "As firmas, quando demitem, têm muitos custos. Por conta disso, quando a situação é negativa, as empresas tendem a não demitir no primeiro momento. As dispensas são o último recurso para lidar com a crise", explica.
 
O economista da Confederação Nacional do Comércio Fábio Bentes acredita que 21,5 mil postos foram fechados em março, principalmente na construção civil e na indústria. Setores que, na opinião dele, continuarão a pressionar o indicador de desemprego. "Os primeiros meses de 2015 foram muito ruins. Até setores que permaneciam imunes às variações, como os serviços e o comércio, começaram a sofrer", afirma. Na opinião de Ramos, da UnB, mesmo que haja alguma melhora na economia no fim do ano, o mercado de trabalho demorará a sentir, porque as empresas serão prudentes nas contratações.

Leave a Comment

Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá, 👋
em que podemos te ajudar?