Representantes da Fibra tomam posse como conselheiros no Conam e CRH-DF – Sistema Fibra

Marcus Fogaça

n

Antônio Carlos Navarro, Rodrigo Rollemberg, Marcontoni Montezuma e Ana Paula Pessoa

O diretor de assuntos Ambientais, Marcontoni Bites Montezuma, será o representante da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) junto ao conselho do Meio Ambiente (Conam) do Distrito Federal. Antônio Carlos Navarro foi escolhido para representar a Casa junto conselho de Recursos Hídricos (CRH) do DF.

Os órgãos são consultivos e deliberativos de 2ª grau, de composição paritária, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente. As posses aconteceram na manhã do dia 19 de março, na residência oficial de Águas Claras, com a presença do chefe da pasta, André Lima, e do governador do DF, Rodrigo Rollemberg.

Montezuma conta que o grupo é importante fórum para debater temas de relevância para o desenvolvimento sustentável no DF. O diretor ressalta que a presença da Federação no conselho irá ser importante para auxiliar o setor no que diz respeito ao alinhamento das normas e práticas ambientais com a legislação vigente.

“Estaremos nos dois lados da informação. Saberemos o que o setor produtivo demanda e iremos propor o debate de temas de interesse do setor junto ao restante do conselho. O acesso à informação é muito importante para ajudar com que o meio ambiente seja preservado e a indústria local se desenvolva dentro da legalidade”, afirma Montezuma.

As posses aconteceram durante a 53ª extraordinária do Conam, que ocorreu conjunta à 14ª reunião extraordinária do conselho de Recursos Hídricos (CRH). Esse foi o primeiro encontro dos conselhos no governo Rodrigo Rollemberg. A convocação foi feita pelo presidente dos dois colegiados, o secretário de Meio Ambiente, André Lima.

Em coletiva, após empossar os novos conselheiros, o governador do DF exaltou a qualidade na composição de ambos os conselhos e o papel que eles deverão exercer para o crescimento sustentável do DF. “Os conselheiros vão auxiliar o governo do DF a definir políticas para garantir o uso sustentável do solo e da água, além do desenvolvimento da população com qualidade de vida”, afirmou.

Agenda

Os dois conselhos vão definir seus calendários de atividade para o ano de 2015. Entre os temas tratados no encontro estão: o Zoneamento Econômico-Ecológico (ZEE), que será discutido no encontro e posteriormente apresentado oficialmente ao executivo local e à Câmara Legislativa; a proposta do Mapa do Caminho das Águas (2015-2018); e a atual situação dos mananciais do DF.

Suplentes

Além dos titulares nos conselhos do Conan e do CRH, a Fibra terá dois suplentes, sendo os técnicos Guilhermo Amaral e Ana Paula Pessoa.