Que venham mais 50 anos!

Governador do DF prestigia encerramento das comemorações do jubileu de ouro do Sindicato da Construção Civil

Kamila Marques

n

A noite do dia 19 de março de 2015 ficará marcada na história do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF). Para encerrar as festividades de 50 anos da casa, a entidade realizou uma solenidade na noite ontem, 19, prestando homenagens aos ex-presidentes e com o lançamento do livro “Longe do litoral, no coração do cerrado – Histórias da construção em Brasília”, do jornalista e escritor Lourenço Cazarré. O evento aconteceu na cobertura do sindicato.

Pela primeira vez, todos os ex-presidentes da casa foram homenageados. Os agraciados receberam uma caneta e uma placa comemorativa, em reconhecimento à valiosa contribuição daqueles que ajudaram a escrever a história de Brasília.

Ao todo, foram 22 mandatos nestes 50 anos, representados por 16 presidentes. Autoridades, empresários, associados e familiares reuniram-se para celebrar este momento histórico para a entidade.

Anfitrião da noite, o presidente do Sinduscon-DF, Luiz Carlos Botelho Ferreira, abriu a cerimônia com um discurso repleto de boas recordações. “Para mim, este é um momento muito especial. Encerramos, hoje, as comemorações dos 50 anos do nosso sindicato. Uma história bastante vitoriosa. Foram muitas lutas, mas, também, muitas realizações”, disse, bastante emocionado.

Na sequência, o jornalista Álvaro Pereira, responsável pela coordenação e edição do livro, destacou que a intenção do projeto era contar a história do sindicato de maneira atraente. “Não queríamos que fosse mais uma comunicação institucional do Sinduscon-DF, e sim, sobre a construção de Brasília. Daí, veio a ideia de contar a história do sindicato por meio de depoimentos de personagens, ou seja, por meio daqueles que ajudaram a construir a cidade”, disse, agradecendo pela confiança depositada.

“Tudo começou em uma conversa com o Álvaro, pois ele sabia que eu havida escrito dois livros sobre os aspectos da história de Brasília. Entusiasmei-me pelo projeto. Aos poucos, a ideia foi tomando forma. Queríamos ele fosse lido por todos, e não apenas pelas pessoas da Construção Civil”, disse Lourenço Cazarré, autor do livro. “O engenheiro Atahualpa Prego Schmitz, agora com 90 anos, tem uma memória impressionante. Quando me descreveu a vinda do primeiro comboio de veículos para a construção do aeroporto, Atauhalpa lembrava a marca, o modelo dos caminhões e o nome dos motoristas. A entrevista dele foi a mais longa, durou cinco horas”, contou.

Em seguida, todos os ex-presidentes da casa foram homenageados, destacando-se as principais ações de suas gestões. O presidente mais antigo presente à homenagem, Wayne Faria, foi quem discursou aos presentes, representando os demais.

Na sequência, o governador do DF, Rodrigo Rollemberg, disse estar honrado por compartilhar deste momento de muita emoção. “Enquanto transcorrida esta solenidade, projetei minha imaginação 51 anos atrás, quando se formava o Sinduscon-DF. Época das minhas primeiras lembranças de Brasília”, recordou. O fato mais marcante que o governador tem daquela época são as sirenes das construções. “Lembro-me que, às 11h, tocava a sirene. Era o momento dos peões saírem com suas marmitas. Isso ficou muito marcado em minha memória”, relatou.

Rollemberg reconheceu a importância que o setor teve e ainda tem para o Distrito Federal. “A Construção Civil do DF reúne elementos que fazem a diferença, em especial, a união de qualidade presente no segmento. É um ambiente de muito empreendedorismo e inovação. Mas isso só foi possível pela grande liderança de Juscelino Kubitschek, que soube reunir, em torno de si e em torno de Brasília, o que havia de melhor. Com isso, Brasília, aos 27 anos, foi considerada Patrimônio Cultural da Humanidade”, destacou.

O artista plástico Carlos Bracher também prestigiou a solenidade. Bracher foi o responsável pela criação de um painel com mais de 15m em homenagem à capital federal. Intitulada como “Das letras às estrelas, JK: De sonhos ao sonho de Brasília”, a obra está exposta no espaço de eventos da entidade. O painel foi inaugurado no início das comemorações de 50 anos do sindicato, em 19 de março de 2014.

A mesa da cerimônia foi composta pelo presidente do Sinduscon-DF, Luiz Carlos Botelho Ferreira; pelo governador do DF, Rodrigo Rollemberg;  pela presidente da Câmara Legislativa do DF, Celina Leão; pelo presidente da Fibra, Jamal Bittar; pelo presidente da Ademi-DF, Paulo Muniz; pelo presidente da Asbraco, Afonso Assad; pelo presidente do Clube de Engenharia de Brasília, João Carlos Pimenta; pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores (STICMB), Edgar Viana; e pelo presidente do Seconci-DF, Higino de Souza.

Durante a cerimônia, aplausos abrilhantavam ainda mais a noite de homenagens

Clique aqui e veja a galeria de fotos do evento.