Empresários do Sinduscon-DF recebem nova diretoria da Agefis

Novas políticas propostas foram bem recebidas pelo setor. Agência promete rever Código de Edificações e realizar o trabalho de forma coordenada

Kamila Marques

Na última terça-feira, 17, o Sinduscon-DF recebeu a visita da diretora-geral da Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis-DF), Bruna Peres, acompanhada da superintendente de Planejamento da agência, Ana Cláudia Borges. O encontro aconteceu na sala de reuniões do sindicato.

O objetivo principal da visita foi ouvir as propostas do setor e falar do trabalho que a Agefis-DF quer desempenhar nesta nova gestão. A diretora da agência reconhece que as ações realizadas anteriormente eram descoordenadas. “Precisamos trabalhar de maneira conjunta, e não pontual. Reconhecemos que as iniciativas não tinham resultado”, lamenta.

Esperançoso, o presidente do Sinduscon-DF, Luiz Carlos Botelho Ferreira, afirmou: “É importante entender as condições de cooperação que a Agefis-DF tem de planejamento e de perfil de trabalho neste novo governo”.

Segundo Bruna, o órgão vai seguir um planejamento urbano e adotar uma programação fiscal, estabelecendo critérios de padronização. “Queremos fiscalizar corretamente e capacitar melhor nossos fiscais”. Ela afirmou, ainda, que a programação fiscal prioritária será a de vistoria do Habite-se. “Existem diferentes critérios entre os auditores fiscais para que a vistoria seja feita. Vamos ajustar isso”, concluiu.

Para Paulo Muniz, presidente da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi-DF), há falta de planejamento e fiscalização por parte do governo. “Trabalhamos regulamente, porém, somos penalizados e ficamos sem aprovação de projetos. A informalidade da cidade é muito grande é há uma proliferação desordenada”, criticou.

Os demais diretores presentes fizeram propostas à direção da Agefis-DF, que se mostrou bastante interessada e adepta às sugestões. “Nosso dever é impedir novas construções irregulares, seja notificando, embargando ou demolindo. Precisamos mostrar que a política mudou e não permitir mais isso, pelo bem coletivo”, defendeu Bruna.

“A nossa ideia é acabar com a exigência da aprovação de projeto para reforma. Estamos trabalhando para desburocratizar o processo”, afirma a diretora-geral da Agefis. Na sequência, Bruna frisou que o Código de Edificações também precisa ser revisto.

O setor está esperançoso e acredita que essas novas políticas serão adotadas. Um novo encontro poderá ser agendado para dar continuidade às discussões e aos assuntos propostos pelo setor.