Selo Qualidade da Alimentação

Assessoria de Comunicação Social do Seconci-DF

O Selo Qualidade da Alimentação é uma parceria do Serviço Social da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Seconci-DF), Sindicato da Indústria da Construção Civil do DF (Sinduscon-DF) e do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção e do Mobiliário de Brasília (STICMB). Instituído pelo Protocolo de Intenções, assinado em 23 de novembro de 2011, o Programa visa à melhoria da alimentação servida ao trabalhador da construção do DF.

O objetivo é de proporcionar melhores condições de alimentação aos empregados da Construção Civil. Com isso, a iniciativa também visa reduzir o absenteísmo, contribuir para a melhoria do desempenho profissional e reduzir o número de acidentes de trabalho.

O Projeto consiste na implantação e manutenção de processos que garantam a higiene e segurança alimentar, além de proporcionar melhorias no cardápio servido aos operários. A visita da nutricionista às empresas fornecedoras, embasa-se em normas da Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa), do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), da Portaria Interministerial Nº 66/60, da Norma Regulamentadora 18 e da Convenção Coletiva de Trabalho do setor de Construção Civil.

A nutricionista do Seconci-DF visita gratuitamente os estabelecimentos fornecedores de alimentação, com o objetivo de orientar os proprietários e funcionários sobre práticas de fabricação seguras, com base na legislação sanitária pertinente. Além de informações sobre adequações estruturais, também são passadas orientações sobre a composição dos cardápios servidos, tendo como parâmetro, as diretrizes do PAT.

A renovação do Selo deverá ser realizada anualmente, após auditoria técnica. Em caso de descumprimento dos requisitos exigidos pelo Selo ou ocorrência de surto alimentar por Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA), a empresa fornecedora poderá perdê-lo, tendo que passar por um criterioso processo de reavaliação para reativá-lo.

Como participar:

Para fazer parte deste projeto, a empresa fornecedora de alimento ou a empresa construtora deve entrar em contato com o Sinduscon-DF pelo e-mail sinduscondf@sinduscondf.org.br ou diretamente com a nutricionista do Seconci-DF, pelo número (61) 3399-1888 Ramal 262.