Diretoria da Fibra para o quadriênio 2014-2018 assume amanhã (1º)

Assessoria de Comunicação da Fibra

A partir de amanhã, 1º de outubro, assume a presidência da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), o empresário Jamal Jorge Bittar. Integra a chapa como vice-presidente, o empresário Élson Ribeiro e Póvoa. A diretoria foi eleita no dia 17 de julho, em eleição também realizada na federação. A nova diretoria da entidade, eleita para o quadriênio 2014/2018, tomou posse na noite do dia 9 de setembro, no edifício-sede do Sistema Fibra. A posse administrativa ocorreu durante a 39ª reunião extraordinária do Conselho de Representantes da Fibra.

Jamal Bittar é empresário do setor metalomecânico e estava à frente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do DF (Simeb) pela segunda gestão consecutiva.

De acordo com o novo presidente, a proposta de atuação da Fibra nos próximos quatro anos é focar a vocação da indústria brasiliense, que, segundo ele mesmo explica, são todas as áreas relacionadas com o desenvolvimento científico e tecnológico. "Não pretendemos fazer uma abordagem solta e dispersa de desenvolvimento industrial. Queremos focar em atividades que possam trazer valor agregado com o DF", resumiu.

Jamal usa como exemplo a indústria alemã. Segundo ele, a cada oito embarques que se faz de exportação no Brasil, os alemães colocam o equivalente ao valor em uma única embarcação.

"Focar nos segmentos que têm muito mais especialidade do que volume, portanto, é o projeto ideal para a indústria brasiliense. Quando trabalhamos segmentos que têm tecnologia e inovação, cria-se algo chamado fator agregado econômico – onde tem grande crescimento de participação com menor volume de produto disponibilizado", antecipa. Para Jamal, Brasília é uma das poucas unidades da federação – em função de algumas particularidades, como escolaridade, renda da população, entre outros – que pode fazer o que o modelo europeu faz: menos volume e mais valor agregado.

A reunião foi presidida por Antônio Rocha, que cumprimentou a diretoria eleita. "Desejo ao Jamal, ao Élson e à nova diretoria sucesso, na certeza de que a indústria do DF está em boas mãos", disse o presidente da Fibra, que fica à frente da Casa até o dia 30 de setembro.

Nova diretoria

A nova diretoria da Fibra ficou com a seguinte composição: Jamal Jorge Bittar (presidente); Élson Ribeiro e Póvoa (1º vice-presidente); João Batista Alves dos Santos (2º vice-presidente); Paulo Eduardo Montenegro de Ávilla e Silva (Diretor Secretário); Júlio Cesar Medeiros de Oliveira (vice-diretor secretário); Antônio Eustáquio de Oliveira (diretor financeiro); Deusdete Bernardes da Silva (vice-diretor financeiro); Fernando Antônio Bezerra Japiassu (diretor de Assuntos de desenvolvimento Sindical e Relações do Trabalho); Luiz Carlos Botelho Ferreira (vice-diretor de Assuntos de Desenvolvimento Sindical e Relações do Trabalho); Graciomário de Queiroz (diretor de Assuntos de Desenvolvimento Tecnológico); João Carlos Pimenta (vice-diretor de Assuntos de Desenvolvimento Tecnológico); Walid de Melo Pires Sariedine (diretor de Assuntos de Defesa de Interesse Industrial); Giovani Antônio Dias (vice-diretor de Assuntos de Defesa de Interesse Industrial); Marcontoni Bites Montezuma (diretor de Assuntos de Meio Ambiente); Guillermo Amaral Funes (vice-diretor de Assuntos de Meio Ambiente).