Oficina auxilia empresas na gestão de resíduos sólidos

Para a Construção Civil, um dos maiores desafios em um canteiro de obras está relacionado à gestão dos resíduos sólidos. Segundo dados do Sinduscon-SP, uma obra chega a produzir cerca de 50%, em toneladas, em relação ao que foi gasto na construção. Ou seja, se foram necessárias 4 toneladas de materiais para a obra, cerca de 2 toneladas de resíduos sólidos serão produzidas.

Ao analisar toda a cidade, o resultado pode ser mais impressionante. Segundo o diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Sinduscon-DF, Marcontoni Montezuma, “a gestão de resíduos exerce um papel fundamental neste cenário, considerando, principalmente, que a Indústria da Construção Civil gera 60% do volume de resíduos sólidos urbanos”.

Ainda de acordo com Montezuma, essa tarefa não é tão fácil. “Há três grandes dificuldades: retomar treinamentos de gerentes e mão de obra em canteiros, preparando-os para a correta gestão, incluindo a segregação, quantificação e destinação de resíduos; a falta de locais que recebam os resíduos classe A (resíduos minerais) e a falta de indução, via compras verdes, por empresas públicas e políticas de isenção ou redução fiscal, para produtores e adquirentes de produtos oriundos de reciclagem”, explica o diretor do sindicato.

Para auxiliar nessa tarefa, o Sinduscon-DF mais uma vez utiliza sua posição de entidade representativa da Construção Civil e abre vagas para a “Oficina Gestão de Resíduos Sólidos em Canteiros de Obras”, com o objetivo de capacitar as empresas a traçar estratégias para dar um fim adequado aos resíduos sólidos produzidos.

Para Montezuma, esse conhecimento pode facilitar a conquista de certificados, além de favorecer a sustentabilidade. “A empresa precisa estar preparada para atender ao PBQP-H e às certificações ambientais e de construção sustentável, como Leed, Breeam e Aqua”, explica. O Sistema ERA, indicador que aponta o volume de resíduos produzidos, água e energia gastos durante uma obra, pode ser um importante aliado nesse desafio.

A oficina será realizada na sede do Sinduscon-DF, no próximo dia 29, a partir das 14h. Inscrições podem ser realizadas aqui.

Oficina Gestão de Resíduos Sólidos em Canteiros de Obras
Data: 29 de outubro, quarta-feira