Agefis-DF orienta setor sobre cumprimento das regras de acessibilidade

Larita Arêa

Para atender melhor as pessoas com deficiência, o setor da Construção Civil pode contar com a parceria da Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis-DF), por meio da Superintendência de Planejamento, Normas e Procedimentos (Suplan), que tem realizado, desde 2011, um trabalho de orientação e fiscalização sobre o que é acessibilidade e para quem é direcionado esse cuidado.

A ação faz parte do Planejamento Estratégico da agência e tem como missão garantir a preservação, a proteção e a promoção da qualidade de vida da população do Distrito Federal, atuando como agente transformador, mediante ações de educação e fiscalização.

Segundo a auditora fiscal de atividades urbanas da Agefis-DF, Márcia Muniz, atualmente, o DF tem cerca de 574 mil pessoas com deficiência. “Esse número representa, aproximadamente, 20% da população. Isto sem incluir os idosos, os obesos, as gestantes e as pessoas com crianças de colo, que também se beneficiam em grande parte das adequações promovidas nas edificações e espaços públicos”, explicou.

Márcia destacou, ainda, que o setor tem buscado o trabalho da Agefis-DF. “A procura tem sido grande por parte das empresas de obras públicas e privadas, uma vez que temos promovido reuniões, cursos, palestras e vistorias, há cerca de quatro anos, atingindo um público de mais de 2 mil pessoas”, contou.

A Agefis-DF realiza, periodicamente, diversos eventos, de modo a promover, na teoria e na prática, o cumprimento da legislação de acessibilidade.

As orientações sobre acessibilidade são prestadas de diversas formas pela Agefis-DF, por meio de cursos, palestras, visitas técnicas, entre outras, todas previamente agendadas. O empresário pode marcar um atendimento ou inscrever-se pelos telefones (61) 3961-5119 / 3961-5120 ou pelo e-mail suplan.adm@agefis.df.gov.br.