Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho é tema de seminário

Larita Arêa

Com o objetivo de conscientizar os profissionais da Construção Civil sobre Segurança e Saúde no Trabalho, o Comitê Permanente Regional sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção do Distrito Federal (CPR-DF) e o Sinduscon-DF organizaram o Seminário Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho (SST). O evento aconteceu durante todo o dia de hoje (18), no auditório do sindicato.

Na ocasião, o gerente executivo de Relação de Trabalho da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Clóvis Veloso, apresentou o atual cenário de SST, de modo a destacar a importância que o tema tem recebido. “Quando nós pensamos em Segurança e Saúde no Trabalho, nós somos levados a identificar as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), mas há muito tempo esse tema ultrapassou as fronteiras do ministério. Não dá para pensar só nas normas, é muito mais do que isso. Hoje, o assunto é assistido pelo Legislativo, Executivo e Judiciário”, pontuou.

Segundo o palestrante, a área de relação de trabalho é a que mais tem Projeto de Lei no Congresso Nacional. “Só nessa área, a CNI acompanha em torno de 1.400 projetos”, informou.

Outro tema do seminário foi Segurança e Saúde Ocupacional no Canteiro de Obras, ministrado pelo engenheiro de Segurança do Trabalho, Sérgio Antonio, que destacou a importância do diálogo sobre o tema nos canteiros. “É importante que se crie o hábito de tirar, pelo menos, cinco minutos para conversar com a equipe sobre as normas de segurança do trabalho que será executado. O comandante do canteiro é o engenheiro. Ele tem que conhecer o assunto e orientar o trabalhador, mas ele não recebe essa formação na faculdade”, concluiu.

Para o diretor de Política e Relações Trabalhistas do Sinduscon-DF, Izidio Santos, ao longo dos últimos anos, a gestão da segurança no trabalho tem evoluído bastante na Construção Civil. “O que acontecia há 10 anos já não se repete. A realidade hoje é outra, mas ainda tem muito o que avançar. E esse avanço depende do trabalhador, do empregador, do gestor de segurança e da fiscalização. É um trabalho em conjunto”, afirmou.

Os 70 participantes do seminário também assistiram as palestras: A Gestão do PCMAT – Diferenças entre Fazer e Fazer Bem”, ministrada pelo engenheiro Sérgio Antonio; e Gestão de Segurança na Indústria da Construção, proferida pelo engenheiro civil, Jófilo Moreira.