Construção enxuta pode reduzir custos

Assessoria de Comunicação Social da Cbic
Com informações do jornal O Povo (CE)

Aperfeiçoar processos de fabricação por meio do planejamento, aliando a redução de custos à qualidade final do produto. Este é o princípio da lean construction, ou construção enxuta, filosofia que está sendo utilizada pelas empresas de ponta da Construção Civil em Fortaleza.

De acordo com o diretor do Centro de Tecnologia Universidade Federal do Ceará (UFC), José de Paula Barros Neto, estudos mostram que a construção enxuta pode reduzir de 15% a 20% os custos de um empreendimento, o que possibilita que as empresas ofereçam produtos mais competitivos.

Segundo Neto, a construção de um prédio segue fluxos que não devem ser interrompidos. “O que discutimos é o uso da Tecnologia da Informação para facilitar o processo de planejamento", complementa.

Dentre as vantagens do uso da tecnologia, está a antecipação virtual dos problemas dos canteiros de obras por meio de vários recursos, como a visualização de modelos de projetos em várias dimensões. Eventuais falhas podem ser eliminadas, o que evita o retrabalho e atrasos.