SST: Evento celebra o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho

Lucas Junqueira

Assessoria de Comunicação do Sinduscon-DF

O Comitê Permanente Regional do Distrito Federal, com apoio do Sinduscon-DF e do Seconci-DF, realizou, nesta segunda-feira (27), palestra virtual sobre segurança e saúde no trabalho na indústria da construção. O evento, que celebrou o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, foi prestigiado por 50 pessoas de diversos estados.

A transmissão foi mediada pelo diretor de políticas e relações trabalhistas do Sinduscon-DF, José Magalhães e contou com a participação do presidente do Sinduscon-DF, Dionyzio Klavdianos; a gerente de segurança do trabalho e engenheira do Seconci-DF, Juliana Moreira de Oliveira; presidente do Sindicato dos Trabalhadores (Sticombe), Raimundo Salvador; diretor da RF Engenharia, Rafael Vaz; e do engenheiro eletricista e de segurança do trabalho, Swylmar dos Santos.

Na abertura da palestra, Klavdianos abordou sobre as ações de combate à Covid-19 na construção civil do DF. Segundo ele, as entidades do setor têm se unido para garantir a saúde e segurança nos canteiros e o consequente cuidado com o trabalhador. ‘’Enquanto o setor estiver operando e se mobilizando, saiba que nosso sindicato buscará fazer com que o trabalho seja o menos arriscado possível’’, complementou.

Em sequência, o presidente do Sticombe, Raimundo Salvador, reforçou sobre a busca do sindicato por ações conjuntas de saúde, mas também para preservar empregos e renda de trabalhadores.

Salvador citou a criação do grupo de debate ‘Covid-19’, que realiza reuniões semanais para estabelecer mecanismos de prevenção no setor. ‘Foi por meio destas reuniões que conseguimos uma testagem em massa de trabalhadores’, relembrou.

No segundo momento, a engenheira Juliana Moreira de Oliveira, discorreu sobre as principais atualizações realizadas na Norma Regulamentadora nº18. Segundo ela, a norma deixou de ser um ‘’checklist’’ de soluções, onde profissionais legalmente habilitados poderiam simplesmente verificar o que fazer, e se tornou uma norma de gestão.

Dentre as principais mudanças apresentadas por Juliana estão: esclarecimento da atividade de escavação, definição de novos critérios e proibições para uso de tubulões, a não obrigatoriedade de bandejas, normatização do uso de gruas de pequeno porte, entre outras.

O presidente do Sticombe, em complemento à fala da engenheira, falou sobre o impacto causado pelas atualizações na NR-18 no âmbito laboral. Ele afirma que a norma, apesar da dificuldade na aplicação, pode contribuir para reduzir acidentes e doenças ocupacionais relacionadas aos grupos de trabalho na construção.

Estimativas do Sinduscon-DF apontam que as três principais causas de acidentes em obras são, respectivamente: queda em altura, soterramento e choque elétrico. O primeiro foi o tema do momento debatido pelo engenheiro Rafael Vaz, que tratou sobre as principais mudanças em medidas de proteção contra queda em altura feitas na NR-18, como a possibilidade da utilização de andaimes ao invés de bandejas, automação e proteção do elevador cremalheira, entre outras.

Para finalizar o evento, o engenheiro Swylmar dos Santos realizou análise comparativa entre a NR-10 e a NR-18 no âmbito da eletricidade. Em conclusão, citou que as normas estão em conformidade, mas que a NR-10 necessita de urgente reformulação devido ao tempo de existência da mesma. ‘Há necessidade da normatização técnica nacional estar atualizada de acordo com as tecnologias atuais’, completou.

Confira o evento na íntegra: https://bit.ly/39BB5MP