Pesquisas econômicas do IBGE mantêm calendário em 2020

Assessoria de Comunicação Social do IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) manteve o calendário de coleta e divulgação das estatísticas econômicas em 2020. Durante a pandemia da COVID-19, o contato com os informantes será realizado por telefone ou e-mail e os questionários devem ser preenchidos por meio dos sistemas on-line.

“A qualidade das estatísticas oficiais e, em especial, sua capacidade para dimensionar os impactos da pandemia, certamente contribuirá para que o país possa encontrar mais rapidamente o caminho da recuperação econômica e social. O Instituto está ciente e sensível às dificuldades decorrentes do impacto da pandemia, mas conta com a participação da sociedade para continuar construindo um sistema estatístico de qualidade”, explicou a servidora da Supervisão de Pesquisas de Empresas da Unidade Estadual do IBGE no Distrito Federal Nicholli Oliveira.

As pesquisas por empresa do IBGE têm o objetivo de apresentar um diversificado conjunto de informações estatísticas sobre os setores de indústria, comércio e serviços, em níveis nacional e regional. Tais dados são fundamentais à formulação de políticas públicas, às análises econômicas, às tomadas de decisão empresariais, gerando estimativas que auxiliam, por exemplo, no cálculo do Produto Interno Bruto (PIB).

Além disso, ao fornecer informações ao IBGE, a empresa estará apta a receber a Certidão de Quitação de Informações Estatísticas, emitida pelo Instituto. Esse documento é exigido por bancos de desenvolvimento e órgãos de fomento, tais como Sudam e Sudene, para concessão de incentivos fiscais a empresas.

A servidora do IBGE explica que, a partir de um cadastro geral, a instituição separa as empresas de acordo com o principal ramo de atividade que desenvolve e seleciona as informantes segundo critérios e metodologias estatísticas. Os resultados das pesquisas ficam disponíveis no site do IBGE. Confira quais são as pesquisas que estão em campo:

Pesquisas Estruturais por Empresa

O IBGE iniciou, em abril de 2020, o programa anual de Pesquisas Estruturais por Empresa, levantando informações para as pesquisas abaixo. As empresas podem consultar se foram selecionadas em Pesquisar sua Empresa. Já os questionários estão disponíveis em Questionários Eletrônicos.

– Pesquisa Anual de Comércio (PAC 2019)

– Pesquisa Anual de Serviços (PAS 2019)

– Pesquisa Anual da Indústria da Construção (PAIC 2019)

– Pesquisa Industrial Anual-Empresa (PIA-Empresa 2019)

– Pesquisa Industrial Anual-Produto (PIA-Produto 2019)

Pesquisas Conjunturais por Empresa

As pesquisas conjunturais têm periodicidade mensal e produzem indicadores sobre o comportamento da atividade produtiva comercial, industrial e de serviços, em nível nacional e regional. Sua finalidade é permitir a consolidação e apuração dos indicadores estatísticos, bem como a divulgação de maneira tempestiva. Por isso, as informações devem ser encaminhadas, preferencialmente, no início de cada mês. Os questionários podem ser respondidos no site de cada uma delas.

Pesquisa Mensal de Serviços (PMS)

Pesquisa Mensal do Comércio (PMC)

Pesquisa Industrial Mensal de Produção Física (PIM-PF)

Índice de Preços ao Produtor (IPP)