Sinduscon-DF prestigia início de obras de recuperação na rodovia DF-001, em Brazlândia

Agência Brasília

Com a presença do governador em exercício do Distrito Federal, Paco Britto, o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) deu início à obra de melhoria geométrica na Estrada Parque Contorno (EPCT/DF-001), nesta quinta-feira (4). O Sinduscon-DF prestigiou o evento, representado pelo diretor Égades Veríssimo.

O trecho compreendido está localizado entre o entroncamento da DF-095 (Estrutural) e a BR-080/BR-251. Nele será implantado mais uma faixa de rolamento em cada sentido da rodovia, com previsão de instalação de separador de fluxo entre as pistas. O serviço será executado em aproximadamente 8km de extensão da via e beneficiará em torno de 30 mil veículos que circulam pelo local diariamente.

Os acostamentos existentes serão transformados em pista de circulação de veículos por meio de um alargamento na plataforma da pista, no sentido Brazlândia/Taguatinga, para que a rodovia passe a ter duas faixas de rolamento em cada sentido, separadas por barreira de contenção.

O objetivo da obra é garantir mais segurança e conforto aos usuários daquela rodovia e, consequentemente, diminuir riscos de acidentes de trânsito por colisões frontais. A previsão de execução do serviço é de 180 dias, por obra direta do próprio órgão.

“Essa obra vem para salvar vidas, que é o nosso interesse. A determinação do governador Ibaneis Rocha é ter uma gestão presente, na rua, fora de gabinete”, afirmou Paco Britto.

Para o secretário de Governo, José Humberto Pires, “o governo está integrado para iniciar esse trabalho”. Ele lembrou das vidas que foram perdidas na rodovia nos últimos anos e como o alargamento da via reduzirá os acidentes.

Segurança

Diretor-presidente do DER, Fauzi Nacfur destacou a luta de anos da comunidade para que fosse concretizada a melhoria na DF-001. “Tecnicamente falando nós vamos melhorar a capacidade dessa via. Vamos alargar o leito, melhorando a geometria dela e passando a ser duas faixas, uma indo e outra voltando, com barreiras de segurança (defesa metálica ou barreira de concreto). Ao final dessa obra estaremos com a rodovia praticamente duplicada e com uma barreira impedindo o que mais acontece aqui hoje que são os acidentes frontais”, explicou.

Secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro falou com propriedade sobre o trecho. Ex-ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil e ex-diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Casimiro lembrou que há estudos do órgão para concluir o projeto de ampliação da via. “É um sonho da população de Brazlândia. Esse trabalho que estamos fazendo é o primeiro passo: alargar a via e evitar mortes”, afirmou.

Com dados do Sinduscon-DF