Encontro Nacional da Construção trará cases e novidades sobre BIM

TAMANHO DA FONTE: A+ A A-

 

Agência CBIC

 

Trazer o que há de mais moderno no setor é um dos objetivos do Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic) — que terá sua 91º edição de 15 a 17 de maio, no Rio de Janeiro. Dentro dessa proposta, um assunto que sempre marcou presença nos debates é a tecnologia do Building Information Modeling (BIM). Este ano, o evento contará com apresentação de cases e novidades sobre o tema. Como parte da campanha #nóssomosaconstrução, conheça quem já implementou o sistema e garante as vantagens financeiras e de planejamento.

 

Promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o Enic está com inscrições abertas. Participarão empreendedores, especialistas, representantes de entidades e do governo, que terão a oportunidade de ficar por dentro das inovações do mercado.

 

De acordo com o líder de disseminação do BIM da entidade, Paulo Sanchez, um dos painéis programados será exclusivamente sobre a tecnologia. “A ideia é ajudar a socializar o setor com a ferramenta. Vamos apresentar experiências em vários estados que estão avançando na área”, explica.

 

Em tradução livre, BIM significa Modelagem da Informação da Construção. O sistema permite a criação de modelos virtuais muito precisos das edificações, com todas suas características físicas e funcionais, antes mesmo da obra começar. Esses dados podem então ser usados para orçamento, cálculo energético, previsão de materiais e elaboração de todas as fases do projeto.

 

“A maior vantagem do BIM é a transparência. Toda a equipe pode ficar a par dos detalhes da construção, o que traz mais eficiência, certeza das informações e, com isso, ganho financeiro e sustentabilidade”, resume Sanchez.

 

O trabalho da CBIC para a divulgação do BIM começou em 2014. No ano seguinte, o tema passou a fazer parte da pauta do Enic. “Na época, apresentamos um manual de boas práticas de BIM. Hoje, a CBIC também promove roadshows sobre o assunto em todo o Brasil”, conta Sanchez.

 

Além de ser vice-presidente de tecnologia e qualidade do Sindicato da Indústria da Construção de São Paulo (Sinduscon-SP), Sanchez é diretor técnico da Sinco Engenharia, que soma mais de 1,5 milhão de metros quadrados modelados e construídos em BIM. “A ferramenta permite observar o projeto ao longo do tempo, controlar os prazos e a evolução do orçamento, o que é positivo para a empresa como um todo”, afirma o empresário.

 

Nos próximos dias, a campanha #nóssomosaconstrução trará mais histórias sobre quem faz a indústria e as novidades a serem apresentadas no Enic. Não perca!

Leave a Comment

Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá, 👋
em que podemos te ajudar?