Sinduscon-DF comemora 55 com discursos emocionados e casa cheia

Assessoria de Comunicação Social do Sinduscon-DF e Seconci-DF

Uma manhã com discursos emocionados, presenças ilustres e sensação de dever cumprido. Foi assim que começou a terça-feira na sede do Sinduscon-DF, que realizou sua 2.301ª Reunião de Diretoria, em comemoração aos 55 anos da entidade, completados hoje, 19 de março.

Para celebrar a trajetória de sucesso a favor do empresário da construção civil do DF, compareceram ao evento presidentes de entidades de classe e ex-presidentes da casa. O encontro foi conduzido pelo presidente em exercício do Sinduscon-DF, Dionyzio Klavdianos, em função da ausência do presidente da casa, João Carlos Pimenta, que está de licença médica.

Dionyzio aproveitou a oportunidade para oficializar sua candidatura ao cargo de presidente do sindicato, na condição de chapa única, decisão aprovada pelo Conselho de Ex-presidentes. Emocionado, anunciou a composição do grupo, candidato ao biênio 2019-2021, e declarou: “Esta é uma justa homenagem a nossa entidade. Quero registrar minha alegria em termos a casa cheia de ex-presidentes”.

União entre as entidades

O presidente da Fibra, Jamal Bittar, destacou a longevidade e competência do sindicato. “Não posso deixar de mencionar a liderança do Luiz Carlos Botelho e a influência que ele tinha no meio sindical”, assegurou. Botelho faleceu em 5 de julho de 2018 e foi saudosamente lembrado por todos os presentes. Ele havia assumido a Presidência da casa em 19 de dezembro de 2014.

“Hoje, falamos em tempos difíceis. Estamos reduzindo a média de arrecadação de 100 para 6%”, alertou o presidente da Fibra. “A defesa dos interesses sindicais será prejudicada. Falta conhecimento para entender o funcionamento do Sistema S. A formação profissional será bastante comprometida. No DF, conseguimos, a duras penas, manter o equilíbrio. Espero que voltemos a crescer”, ponderou Jamal.

“Não é fácil a luta. Tivemos um período bastante conturbado e estamos torcendo para que o estado volte a funcionar. Integridade é um tema que está em alta. Precisamos que as empresas desenvolvam esse programa”, sugeriu Afonso Assad, presidente da Asbraco.

A Ademi-DF foi representada por seu vice-presidente, Eduardo Aroeira, que destacou a transparência na condução das atividades pelo Sinduscon-DF. “A minha relação com o Sinduscon-DF é anterior à minha vida profissional. Ainda adolescente, eu já ouvia falar do sindicato. A ligação é muito forte. E minha entrada na vida associativa foi graças ao Dionyzio”, lembrou, cumprimentando o amigo.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores, Raimundo Salvador, falou de sua satisfação em representar os trabalhadores da construção civil do DF: “Tenho orgulho em fazer parte desta casa, que sempre trabalhou pelo equilíbrio entre a força de trabalho e os empresários É uma entidade forte, batalhadora e que reflete o setor”. Segundo Salvador, estamos em um momento delicado e de reflexão. “Que saíamos dessas mudanças fortalecidos. É preciso fazer com que a categoria volte a ser pujante como antes”, pontuou.

Daniel Mangabeira, presidente do CAU-DF, parabenizou o Sinduscon-DF pelos 55 anos. “Temos trabalhado com o Crea-DF e a com toda a construção civil do DF. É uma boa parceria”, afirmou.

Ex-presidentes prestigiam reunião

Adalberto Valadão fez um agradecimento especial aos funcionários do sindicato: “sem este apoio e dedicação, não teríamos construído tanto”. O ex-presidente da casa também destacou o espírito de união no setor, que sempre existiu. “Mais forte ainda do que esse espírito de colaboração, ressalto o relacionamento com o Sindicato dos Trabalhadores. A relação sempre foi de parceiros. Cada um com sua independência, defendendo seus interesses, mas para o bem de toda a categoria”, disse.

“Todos nós temos um amor muito grande por esta entidade. Cada um, com a sua contribuição, permitiu que chegássemos onde estamos”, disse o ex-presidente do Sinduscon-DF, Julio Peres. Em seu discurso, ele lembrou do projeto Sinduscon Jovem: “estávamos certos. Hoje, são aqueles empresários que compõem a chapa da nova Diretoria. Vemos isso com grande satisfação”, comemorou.

Para o ex-presidente Márcio Machado, as entidades precisam atuar fortemente para reerguer a economia. “O quadro está caótico. A importância das entidades, para o processo de reerguer o setor, é imensa”, frisou.

“Teremos muita gente nova nesta próxima Diretoria. É preciso reinventar a entidade. Tenho certeza absoluta de que vivemos novos tempos e precisamos pensar diferente. Desejo ao novo presidente um bom desempenho”, falou Mário França, atual vice-presidente e ex-presidente do sindicato.

Juvenal Amaral parabenizou todos os que passaram pelo sindicato e que deram sentido à entidade. “Que o grande arquiteto do universo proteja a todos. Dionyzio é garra e qualidade. O Sinduscon-DF vai ganhar muito com a sua gestão. Desejo muito sucesso”, afirmou o ex-presidente.

“Tenho certeza de que tudo correrá a mil maravilhas. Agradeço por permanecer na nova Diretoria e por representar a velha guarda”, brincou o presidente do Conselho de Ética do Sinduscon-DF, Marcelo Guimarães.

Também estiveram presentes o presidente do Seconci-DF, Deyr Corrêa; o presidente do Clube de Engenharia de Brasília, Hélio Fausto; e os ex-presidentes do Sinduscon-DF: Elson Póvoa, Eustáquio Ferreira, Eduardo Cavalcanti e Wanderley Vallin; além de diretores e funcionários da casa.

Eleições Sinduscon-DF

A próxima eleição do Sinduscon-DF acontece no dia 14 de maio, na sede da entidade. Os empresários eleitos estarão à frente da entidade durante o biênio 2019-2021. A Posse Administrativa está marcada para o dia 3 de junho.

Na mesma data, também serão eleitos os novos diretores do Seconci-DF.

Clique aqui e veja as fotos.