Setor da Construção comemora Dia Internacional das Mulheres

Agência CBIC

Celebrado nesta sexta-feira (08/03), o Dia Internacional da Mulher foi oficializado em 1975 pela Organização das Nações Unidas (ONU) a fim de marcar as conquistas políticas e sociais das mulheres pelo mundo. É certo, no entanto, que ainda há muito o que fazer. “Sabemos que há muita luta pela frente neste 8 de março. Continuaremos juntos por mais igualdade e mais representatividade na indústria da construção”, destaca o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins

Apesar da atuação feminina nos canteiros de obras ainda ser pequena, é crescente a satisfação das trabalhadoras da Indústria da Construção nas diversas áreas que ocupa pelo setor. Irisleine Lopes, 34 anos, trabalha como rejuntadeira numa obra do Setor Noroeste (bairro nobre de Brasília) e não consegue se ver longe da construção civil. “Eu comecei a trabalhar em 2010. No início foi bem difícil, mas hoje não me vejo em outro lugar. Ainda tem o preconceito, mas sabemos nos impor e somos respeitadas”, conta.

Outra operária que construiu sua história dentro de um canteiro em Brasília foi Sula Miranda, 32 anos. A rejuntadeira se orgulha de dizer que, graças a construção civil, hoje tem sua casa própria e, mais do que isso, na construção civil encontrou o amor da sua vida.

De atendente de lanchonete a engenheira civil da Emplavi, Stefani Cardoso é responsável por mais de 600 funcionários, além de coordenar a equipe de segurança do trabalho da empresa. Mais do que uma excelente profissional, ela mostra que é possível correr atrás dos seus ideais e servir de exemplo para outras mulheres.

Ações em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Em mensagens postadas nesta sexta-feira pelas entidades associadas à CBIC e pelos Seconcis nas redes sociais é possível perceber a importância das mulheres para o setor.

“Elas sempre tiveram vez e voz na Ademi-PR. Mas a sua representatividade na gestão da associação, e no mercado imobiliário, é cada vez maior: o número de mulheres ocupando cargos em nossa diretoria quase triplicou nos últimos seis anos. A entidade teve uma mulher na presidência, pela 1ª vez, em 2015, com a diretora de Marketing Aline Perussolo Soares. Essas são as mulheres da Ademi-PR de hoje! Parabéns elas, e a todas as demais, pelo seu dia.”

“Elas já são mais de 200 mil na construção civil. O Sinduscon-Rio parabeniza as mulheres que honram seu espaço nos canteiros de obra e as homenageia, na certeza de que vieram para mostrar que podem conquistar e construir um mundo melhor!”

“Mulheres transformando a construção. Nossas colaboradoras (Seconci-GO) representando todas as profissionais que fazem a diferença na construção com sua competência e percepção”.

Durante o dia também foram realizados eventos em prol das mulheres que atuam no setor. O Sinduscon de João Pessoa recepcionou as participantes do IV Encontro de Mulheres do Sinduscon-JP com um café da manhã especial, seguido de palestras de interesse das participantes.

A consultora de imagem Valéria Didier abordou a Gestão da Imagem pessoal e profissional, dando dicas importantes de como se vestir bem no ambiente de trabalho. A ginecologista e terapeuta sexual, Wanicelide Leite, abordou a Gestão da sexualidade feminina em suas diversas fazes. Já o psicólogo Edilson Cavalcante tratou do tema Mulher, gestora da vida.