Seconci é a institucionalização do artigo 1º da Constituição, diz desembargador

Assessoria de Comunicação Social do Seconci-DF

O desembargador do Tribunal Regional do Trabalho 10ª Região Mário Caron ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelos Serviços Sociais da Construção (Seconcis) durante o IV Encontro Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção. O evento aconteceu nesta quinta-feira, 4 de outubro, e é realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção, por meio da Comissão de Políticas de Relações Trabalhistas (CPRT/CBIC), com apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi/DN).

Caron, que já foi coordenador regional do Grupo de Trabalho Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Getrin10), disse que a entidade é uma criação maravilhosa e precisa ter a participação dos empresários. “O Seconci é a institucionalização do artigo 1º da Constituição quando trata do valor social do trabalho e do valor social da livre iniciativa. O que precisa, no meu entendimento, é uma participação maior desses empregadores para que ele não passe tanta dificuldade e cumpra, ainda melhor, com o seu conteúdo”, falou.

Presente no Encontro, o presidente do Seconci-DF, Deyr Corrêa, endossou as palavras do desembargador e agradeceu pelo reconhecimento do trabalho que é feito pela entidade em prol da segurança, saúde e melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores. “Ter um elogio de um desembargador para ações que são desenvolvidas pela nossa entidade reforça nosso papel social e o trabalho que fazemos em prol do trabalhador, em parceria com o empresário da construção civil”, disse Deyr.

Em 2018, o Encontro debateu ações como a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes (Canpat), com a presença de José Carlos Martins, presidente da Cbic; Fernando Guedes, presidente da CPRT; Claudio Secchin, Secretário de Inspeção do Trabalho (SIT/Ministério do Trabalho); Mário Caron, desembargador do TRT10; Leonardo Mendonça, prorucrador do trabalho e coordenador nacional da CODEMAT; Paulo Mól, diretor de operações do SESI-DN; e Wilson Geraldo Sales, Presidente da FETICOM-MG.

Na parte técnica do evento, foram discutidos assuntos como prevenção de quedas por trabalho em altura, com a presença do presidente do Seconci-SP, Haruo Ishikawa; da supervisora do departamento de segurança do trabalho do Seconci-MG, Andreia Kaucher Darmstadter; e do auditor fiscal do trabalho Luis Carlos Lumbreras. Além disso, teve a apresentação da Plataforma Sesi Viva+ (pelo gerente executivo de qualidade de vida do Sesi-DN, Emmanuel Lacerda) e SST em BIM com a presença do presidente da COMAT/CBIC Dionyzio Klavdianos, Renata Rézio (Sesi-DF) e Adriano Macedo Silva (Sesi-MS).

O evento teve transmissão ao vivo, via Facebook da Cbic. Para acessar os vídeos, clique aqui.