Izidio Santos recebe homenagem da Fundacentro

Luciane Improta

n

A tarde desta quarta-feira, 26, foi motivo de muito orgulho para o Sinduscon-DF. O vice-presidente Administrativo-Financeiro da casa, Izidio Santos, que também é responsável pela Diretoria de Políticas e Relações Trabalhistas, foi agraciado com o certificado, medalha e placa de Honra ao Mérito Oficial da Segurança e Saúde no Trabalho do Distrito Federal 2018.

Dionísio Lamera, da Fundacentro, destaca os principais pontos da trajetória profissional de Izidio Santos

Emocionado, Izidio sentiu-se honrado em representar as empresas da construção civil do DF. Ele destacou que este tipo de homenagem, ao setor empresarial, não é muito comum. “Isso só aumenta a nossa responsabilidade. Infelizmente, o empresário ainda é muito malvisto, mas garanto que a maioria se preocupa e participa de causas importantes como a nossa”, defendeu.

Ainda em seu discurso, Izidio ponderou: “Se você comparar um canteiro de obras hoje, com o que era 20 anos atrás, a evolução foi muito grande. E isso é graça ao trabalho desse grupo, do qual eu me orgulho em participar”, declarou.

O homenageado recebeu a medalha das mãos de Dionisio Lamera, chefe do Centro Regional (CRDF), da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro). O evento foi prestigiado pelo presidente do Sinduscon-DF, João Carlos Pimenta.

Izidio Santos e Dionísio Lamera

É preciso conscientizar

Izidio está à frente das ações do Sinduscon-DF em favor da saúde e segurança dos trabalhadores da construção civil desde 2011. “O investimento em prevenção só é possível se passar pela educação, pelas escolas e faculdades. Não se implanta uma cultura preventiva apenas com leis e punições. Isso, em alguns casos, torna-se necessário, porém, não altera a percepção das pessoas sobre a temática”, defende.

Segundo ele, a prevenção de acidentes teve uma melhora acentuada nos últimos tempos. “Temos cada vez mais pessoas engajadas no tema. Faço um paralelo com o trânsito. Hoje, paramos o carro para que o pedestre atravesse na faixa. Os jovens também nos dão ‘broncas’ se deixamos as torneiras abertas. Tudo isso acontece porque estas pessoas foram treinadas para isso”, exemplifica.

Questionado sobre as motivações para continuar à frente de causas tão importantes, Izidio é categórico: “o que mais me incentiva é a possibilidade de ver, em médio prazo, que a união de pessoas e entidades de diferentes representações foi a solução para problemas que seriam menores, se todos nós tivéssemos começado com o conhecimento que temos hoje em dia. Aprendemos uns com os outros, ajudamos, respeitamos. Os resultados aparecem”, comemora.

Dionísio Lamera, Izidio Santos e João Carlos Pimenta

Conheça a trajetória de Izidio Santos

Izidio Santos é formado em Engenharia Civil pela Universidade de Uberaba (Uniube), em 1989. Natural de Patos de Minas (MG), assumiu a Vice-Presidência Administrativo-Financeira do Sinduscon-DF em 11 de julho de 2018.

Entre as principais experiências profissionais, destacam-se o trabalho na Construtora Santa Tereza, de 1989 a 1992; e na Emplavi, de 1992 a 1998. No mesmo ano, fundou a Barsan Engenharia, empresa que preside até hoje.

O trabalho no Sinduscon-DF teve início em 2003, na gestão do então presidente Juvenal Amaral. Na época, Izidio fazia parte do Sinduscon Jovem. Anos depois, passou a compor a Diretoria da casa, enquanto vice-presidente, no mandato de Julio Cesar Peres, em 2011; e manteve-se no cargo durante a gestão de Luiz Carlos Botelho, de 2014 a 2018.

A atuação social teve grande destaque quando assumiu a Presidência do Seconci-DF, entidade que presidiu por dois mandatos (2009-2011 e 2011-2013). Izidio também integrou a Diretoria da casa em dois outros momentos: de 2005 a 2009, como segundo secretário; e de 2017 a 2019, no cargo de segundo suplente fiscal. Tamanho foi o reconhecimento de seu trabalho que foi convidado a participar da formatação do Seconci Brasil, em 2011. Posteriormente, veio a responder pela Primeira Vice-Presidência da entidade, cargo que ocupa até hoje.

No Crea-DF, foi conselheiro por dois períodos (2005-2007 / 2007-2009) e coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil durante dois anos consecutivos (2008 e 2009). Ele também fez parte do quadro de diretores da Fibra, de 2014 a setembro/2018. Hoje, atua como primeiro vice-presidente do Clube de Engenharia de Brasília, há duas gestões (2014-2016 / 2017-2019).

Izidio é membro do Grupo de Trabalho Interinstitucional do Programa Trabalho Seguro do TRT da 10ª Região (Getrin-10); do Comitê Permanente Regional do Distrito Federal (CPR-DF); e do Conselho do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Todas inciativas em favor da saúde e segurança no trabalho dos operários da construção civil do Distrito Federal. O empresário é, ainda, titular do Projeto Pessoa com Deficiência (PcD) na Construção, uma iniciativa do Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc/CBIC).

Na esfera nacional, é o representante do Sinduscon-DF junto à Comissão de Politica de Relações Trabalhistas da CBIC, há seis anos; e representante da CBIC no Conselho Temático Permanente de Relações do Trabalho e Desenvolvimento Social, da CNI.

Izidio é casado com Ana Beatriz Fernandez e tem três filhos: Diogo, Henrique e Ana Maria.