Luciane Improta
Assessoria de Comunicação Social do Sinduscon-DF
n
Na próxima terça-feira, dia 18 de setembro, o Sinduscon-DF realiza o Encontro com Candidatos ao Governo do Distrito Federal: Compromisso com a construção civil – Eleições 2018. A Comissão Organizadora convidou os cinco melhores colocados, conforme pesquisa Datafolha, publicada em 6 de setembro, atendendo às regras do regulamento do evento. São eles, nesta ordem: Eliana Pedrosa (Pros), Rodrigo Rollemberg (PSB), Alberto Fraga (DEM), Rogério Rosso (PSD) e Ibaneis Rocha (MDB).
O regulamento afirma que serão “convidados a expor seus programas de governo, com foco no setor da construção civil, e responder as perguntas do público presente os (as) candidatos (as) a governador pelo Distrito Federal, de cada representação política e/ou coligação política, que apresentem classificação até a 5ª posição nas intenções de voto do eleitorado mais recente, de acordo com pesquisa realizada seja pelo jornal Correio Braziliense, Ibope ou Datafolha, publicada até o dia 11 de setembro.”
A pesquisa mais recente, e que está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é a Datafolha, publicada em 6 de setembro de 2018. Esta, portanto, foi o referencial considerado pela Comissão Organizadora.
O regulamento diz, ainda, que poderá “ser convidado o 6º colocado, caso a diferença para o 5º colocado esteja dentro da margem de erro da pesquisa de referência e o (a) candidato (a) tenha alcançado o percentual mínimo de 5% das intenções de voto”. Como os critérios não foram alcançados, a Comissão Organizadora limitou-se a convidar apenas cinco candidatos.
O evento Encontro com Candidatos ao Governo do Distrito Federal: Compromisso com a construção civil – Eleições 2018 acontece na próxima terça-feira, dia 18 de setembro, a partir das 13h30, no auditório do Sinduscon-DF, localizado no SIA Trecho 2/3 Lote 1.125 – 3º andar.
A ordem de participação dos candidatos será sorteada nesta quarta-feira, dia 12 de setembro, às 14h, na Sala de Reuniões do Sinduscon-DF, junto aos assessores e coordenadores de campanha de cada candidato.
Sobre o evento
Tradicionalmente, a cada eleição, as entidades da construção civil reúnem-se para apresentar sua pauta de reivindicações aos candidatos ao Governo do Distrito Federal, em evento organizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-DF), entidade que oficialmente representa o segmento.
“A construção civil é o principal setor que movimenta a economia. Quando ela vai bem, a economia vai bem, mas o contrário também acontece. Portanto, é fundamental que tenhamos uma retomada das obras públicas em nossa capital, permitindo o acesso da população a novas creches, hospitais, escolas, pontes e viadutos, que irão proporcionar melhor qualidade de vida à população”, explica o presidente do Sinduscon-DF, João Carlos Pimenta.
Pimenta reforça que, da mesma forma, o sonho da casa própria merece atenção especial do governo, realizando investimentos de infraestrutura nos novos bairros e fortalecendo o mercado imobiliário local. “É fundamental que se diminua a burocracia na aprovação de projetos e que as emissões das Cartas de Habite-se aconteçam com mais rapidez”, defende.
No DF, o setor já alcançou a marca de 90 mil trabalhadores com carteira assinada. Hoje, os dados apontam para 26 mil pessoas na formalidade, de acordo com a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED). Vale a ressalva de que a indústria contribui com 5,4% no PIB do DF e a construção civil é seu maior componente, com 55%. Isso equivale a R$ 5,4 bilhões. “Investir na construção civil é trazer o que população mais precisa neste momento: emprego”, conclui Pimenta.
O evento conta com o apoio da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra); em parceria com a Associação de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-DF); Associação Brasiliense de Construtores (Asbraco); Clube de Engenharia de Brasília (Cenb); Serviço Social da Indústria da Construção Civil (Seconci-DF); Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-DF) Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-DF); Sindicato dos Engenheiros (Senge-DF); Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e Mobiliário de Brasília e Entorno (Sticombe); e Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico (Codese-DF).