População do DF poderá propor ações para os candidatos ao governo

Rafaella Panceri
Jornal de Brasília

n

A população do Distrito Federal poderá propor ações efetivas para os candidatos ao Governo do Distrito Federal em um evento no auditório do Museu Nacional da República, nesta sexta-feira (3), das 9h às 15h. A iniciativa é do Conselho de Desenvolvimento Econômico (Codese), formado por cerca de 50 entidades do DF. O objetivo do evento é aperfeiçoar, com sugestões do público, um documento que está em elaboração: “2018 – 2030: o DF que a gente quer”. Ele é inspirado nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

O encontro promoverá debates sobre 18 temas diferentes – educação, segurança, saúde e mobilidade urbana são alguns. O público poderá interagir e sugerir propostas aos membros do Codese. Políticos não serão convidados. A expectativa de público é de 700 pessoas.

Interatividade

O plano de ações de curto, médio e longo prazos será entregue aos candidatos ao GDF ainda neste mês. O presidente do Codese, Paulo Roberto Muniz, explica que as assessorias de campanha vão analisar as propostas e expressar ou não adesão ao projeto. “Assim poderemos acompanhar a implementação dele”, complementa.

“O DF que a gente quer” vem para conectar os políticos à realidade. “Promover a interatividade com a sociedade. Muitos estão isolados nos gabinetes”, critica. “Não temos nenhuma proposta mirabolante. O que acontece é que estamos carentes em todas as áreas”, emenda Muniz.

O presidente do Codese destaca que as ações de longo prazo são um desafio. “Precisamos que os governantes plantem essa semente para desfrutarmos em 2030”.

O projeto está praticamente pronto e disponível na internet, no site www.odfqueagentequer.org. Sugestões do público serão aceitas até a próxima segunda-feira.

Educação e segurança

O documento “O DF que a gente quer” tem propostas de melhoria para todas as áreas problemáticas do DF. Na educação, há propostas de como garantir o acesso de crianças na primeira infância às escolas e que elas completem os ensinos Fundamental e Médio na idade correta. Outra sugestão é acabar com o analfabetismo no DF. “São 60 mil pessoas nessa situação”, afirma o presidente do Codese, Paulo Roberto Muniz.

Para a segurança pública, há sugestões como a volta das delegacias abertas 24 horas. “Isso pode resgatar a sensação de segurança”, corrobora. Outra ideia do projeto é promover a utilização de espaços de esporte, cultura e lazer que estão subutilizados e deteriorados, em parceria com as forças de segurança pública. Há, também, uma proposição que sugere parcerias com entidades de ensino superior. “Para que alunos de graduação trabalhem em delegacias exercendo atividades meio”, conta.

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) é uma das entidades envolvidas na elaboração do documento. O vice-presidente Dionyzio Klavdianos conta que as propostas do setor para o documento são sobre mobilidade urbana. “Pedimos mais investimentos em metrô e em BRTs. É um problema mundial e em Brasília não seria diferente”, compara.

Saiba mais

O evento será transmitido ao vivo no site: www.odfqueagentequer.org. Acesse para ver a programação completa, votar nas ações, publicar vídeos e mensagens com sugestões.

O Codese é formado por técnicos voluntários, membros do setor produtivo e entidades da sociedade civil. Foi fundado em 2017, inspirado em iniciativas similares existentes em vários municípios do País.