João Carlos Pimenta assume Presidência do Sinduscon-DF

n

Fotos: Divulgação Sinduscon-DF

A Presidência do Sinduscon-DF passou a ser conduzida pelo engenheiro e empresário do setor, João Carlos Pimenta. Ele ocupa o cargo de Luiz Carlos Botelho, que faleceu no dia 5 de julho. Por ser o primeiro na linha de sucessão, Pimenta ficará à frente do sindicato das construtoras até 31 de maio de 2019.

Uma Assembleia Geral Extraordinária, conforme determina o estatuto do Sinduscon-DF, foi realizada no dia 11 de julho, quando também foram empossados Dionyzio Klavdianos, como 1º vice-presidente, e Izidio Santos, no cargo de vice-presidente Administrativo-Financeiro.

Com a vacância de um cargo entre os vice-presidentes, o empresário Marcontoni Montezuma foi convidado a compor a Diretoria Plena da casa.

Novo presidente do Sinduscon-DF

João Carlos Pimenta é natural de Araxá (MG) e formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com especialização em Urbanismo e Saneamento. Pimenta é empresário do ramo de obras públicas e sócio fundador da Rio Platense Administração, Consultoria e Projetos, desde 1989.

Apaixonado por Brasília, o empresário orgulha-se por ter sido responsável pela construção do Memorial JK, obra concluída em 12 de setembro de 1982, aniversário de Juscelino Kubitschek. Pela cidade, diversas obras de arte especiais (pontes e viadutos) também recebem a sua assinatura.

O novo presidente do Sinduscon-DF iniciou sua trajetória sindical em 1982, quando contribuiu para a fundação da Associação Brasiliense de Construtores (Asbraco), entidade que presidiu anos depois, entre 1994 e 1997.

Pimenta também participou ativamente do Conselho de Engenharia do Distrito Federal (Crea-DF), onde assumiu os cargos de presidente interino (2001), conselheiro (1999 a 2002) e vice-presidente (2005). Destaque, ainda, para a atuação à frente da Câmara Especializada de Engenharia Civil.

Na Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), foi presidente da Comissão de Serviços Públicos, de 1993 a 1995. Entre 2002 a 2005, presidiu a Associação Brasileira de Engenheiros Civis – Departamento do Distrito Federal. E, de 2010 e 2016, esteve à frente da Presidência do Clube de Engenharia de Brasília.

No Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), as atividades tiveram início em 1997, com foco no setor de obras públicas e infraestrutura. Pimenta também atuou nas áreas de Fixação de Empresas e Economia e Estatística. Em 2015, na gestão do presidente Luiz Carlos Botelho, assumiu a 1ª Vice-presidência, cargo que o conduziu à Presidência do sindicato.

A gestão de João Carlos Pimenta teve início em 5 de julho de 2018, sendo referendada por Assembleia Geral Extraordinária, no dia 11 do mesmo mês, conforme prevê o Estatuto Social do Sinduscon-DF.