Abril Verde e a segurança do trabalho

Assessoria de Imprensa do Seconci-DF

n

Abril entrou para o calendário nacional como mês de ações voltadas para a saúde e segurança no ambiente de trabalho. A campanha, existente desde 2014, tem por objetivo reduzir os acidentes de trabalho e os agravos à saúde do trabalhador, além de mobilizar a sociedade para prevenção das doenças ocorridas no ambiente laboral. O Seconci-DF, entidade sem fins lucrativos e com serviços nas áreas que englobam o tema, possui diversos programas, treinamentos, distribuição de material informativo, entre outros, que auxiliam as empresas da construção civil na melhoria da qualidade de vida e da segurança dos trabalhadores do setor no Distrito Federal.

Confira abaixo, alguns dos serviços que podem ser solicitados junto a Gerência de Segurança do Trabalho (GESEG) da entidade:

Programas ocupacionais: a GESEG realiza o Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho (PCMAT) e o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). Os dois estão relacionados às Normas Regulamentadoras 18.

Treinamentos: atualmente, o Seconci disponibiliza diversos treinamentos que viabilizam e preparam os trabalhadores para o desempenho e a capacitação em funções como trabalho em altura, por meio da Norma Regulamentadora 35; Curso para membros e preparação de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA); Treinamento Admissional, obrigatório para todos os funcionários contratados pelas empresas do setor. Entre as vantagens, está a gratuidade do treinamento admissional às empresas contribuintes e um valor abaixo do mercado para capacitação da NR35.

Peças teatrais: de forma lúdica e descontraída, assuntos relacionados à saúde e segurança do trabalho são abordados em peças teatrais nos canteiros. Atualmente, são 8 peças disponíveis com temas diversos. Este projeto funciona há mais de 20 anos e as apresentações já foram vistas por mais de 220.000 trabalhadores.

Distribuição de cartazes e cartilhas: são fornecidos, sem nenhum custo, 14 modelos de cartazes orientativos e de sinalização para canteiros de obras. Materiais úteis que servem como prevenção aos riscos existentes em locais específicos como onde há risco de queda, uso obrigatório de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), entre outros. Além disso, há disponível também a Cartilha Orientativa para Implementação de Segurança nos Canteiros, um manual com dicas e cuidados necessários que podem contribuir com a gestão de segurança das empresas.

Palestras: os profissionais da GESEG vão até os canteiros e escritórios para ministrar palestras com temas diversos e de interesse dos trabalhadores. São vários os temas disponíveis: acidente de trabalho, alcoolismo, uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI), Organização e higiene em canteiros de obras, perda auditiva induzida pelo ruído (PAIR), entre outros.

Sobre o Abril Verde: foi criado pelo Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado do Paraná – SINTESPAR que, em parceria com instituições públicas e privadas, começou uma campanha a favor da saúde e segurança do trabalhador brasileiro. O mês foi escolhido por conter duas datas importantes para o tema: o dia 07 de abril, Dia Mundial da Saúde, e o dia 28 de abril, Dia Mundial da Saúde e Segurança no Ambiente de Trabalho.

Para solicitar nossos serviços: se você é empresário ou trabalhador da construção civil e está no DF, conheça e utilize nossos serviços. Entre em contato pelo telefone (61) 3399-1888 ramal 247.