Vendas de imóveis novos aceleram em agosto e oferta está cada vez menor

Profissionais do Texto
Assessoria de Imprensa da Ademi-DF

Continua aquecida a procura para comprar imóveis novos no DF. O mais recente levantamento do Índice de Velocidade de Vendas (IVV) de imóveis residenciais retrata esta realidade. O estudo avaliou o desempenho das vendas no mês de agosto. Naquele mês, o IVV médio foi de 7,1%, o terceiro melhor de 2017. Isso significa que o setor imobiliário local está reagindo à letargia das vendas que a crise econômica provocou.

Em relação a agosto de 2015 e de 2016 houve um salto, já que o índice havia sido de 4,6% e 4,4%, respectivamente. O setor imobiliário leva em conta que um IVV na casa dos 5% representa uma velocidade adequada para a venda de um empreendimento imobiliário. O maior indicador do ano foi atingido em junho: 7,8%.

A região com maior IVV residencial em agosto foi Samambaia (16,8%), seguido do Gama (14,7%). Santa Maria também apresentou boa velocidade de vendas (11,9%). Águas Claras é onde se registrou o maior número de unidades residenciais vendidas no mês: 3,6%; em seguida vem Samambaia, com 18,6% das vendas em agosto.

Com a constante queda da taxa Selic, o imóvel passa a ser a melhor opção de investimento, pois, além da segurança, os preços estão estabilizados há muito tempo.

IVV Residencial – agosto/2017

A pesquisa mensal do IVV identificou que o preço do m² apresenta tendência de alta, mas não é apenas porque há maior procura pelas unidades. Faltam novos imóveis para repor a oferta em razão das dificuldades burocráticas enfrentadas pelas construtoras nos últimos anos. Lembrando que qualquer empreendimento lançado levará 36 meses para ser entregue. A Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi-DF) vem atuando junto ao Governo de Brasília, de modo a estabelecer medidas que tornem mais ágil aprovar projetos imobiliários e conceder as licenças necessárias.

“A Ademi-DF apurou – em setembro – que há oferta de 5.250 unidades residenciais novas à venda no DF; enquanto isso, Goiânia (GO) oferta 6 mil unidades e Fortaleza (CE), 5.500 unidades. O mercado imobiliário é muito mais dinâmico e também mais demandado na capital federal do que nestas cidades. Portanto, é preciso haver mais lançamentos imobiliários para equilibrar a oferta”, diz Paulo Muniz, presidente da Ademi-DF.

O IVV é apurado, mensalmente, por meio de pesquisa realizada em conjunto pela Ademi-DF, pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do DF (Sinduscon-DF), com apoio do Sebrae-DF. A coleta é feita pela pesquisa Opinião Informação Estratégica. Participaram do estudo de agosto 33 das principais empresas atuantes no mercado imobiliário do DF.

Dados da Pesquisa IVV – agosto/2017

A pesquisa do IVV tem o objetivo de aferir os negócios de imóveis novos residenciais e comerciais no DF e se a velocidade com que são vendidos está de acordo com as expectativas. Há, portanto, um índice para imóveis residenciais e outro para comerciais.

O IVV dos imóveis residenciais, em agosto, foi de 7,1%. Já o dos comerciais foi de 2,4%. O gráfico da oferta de imóveis residenciais, comparativo dos anos 2015, 2016 e 2017 (a seguir), demonstra que a oferta cai seguidamente e, assim, o DF se ressente de mais lançamentos imobiliários para reequilibrar a ‘lei da oferta e procura’.

Oferta de imóveis residenciais – agosto/2017

n

Em agosto deste ano estavam em oferta no mercado imobiliário 3.888 unidades residenciais novas (segundo informaram as empresas pesquisadas); no mesmo período de 2016 e 2015, eram 4.206 e 4.717 unidades, respectivamente.

Vendas de imóveis residenciais aceleram

As empresas pesquisadas informaram terem vendido 276 imóveis residenciais novos em agosto, superando o resultado de julho: 201 (gráfico a seguir).

As quantidades de imóveis informadas se referem aos negociados pelas empresas participantes da pesquisa e não representam o total de imóveis em oferta ou negociados em todo o DF. Os percentuais informados podem ser projetados para representação de todo o mercado imobiliário do DF.

Vendas de imóveis residenciais – agosto/2017

Valor do m² imóveis residenciais

Entre várias informações do mercado imobiliário do DF, a pesquisa do IVV aponta a variação do preço ofertado por m² dos imóveis residenciais em cada região. Em agosto, a Asa Norte registrou o maior valor de oferta: R$ 14.744,58; o mais baixo foi ofertado em Santa Maria – R$ 3.119,19.

Preço do m² – Imóveis residenciais em oferta – agosto/2017

IVV Comercial – agosto/2017

O gráfico a seguir mostra a evolução do IVV dos imóveis comerciais novos. O IVV de agosto de 2017 foi o maior do ano: 2,4%, o maior desde setembro de 2015, o que é um sinal positivo para o mercado de imóveis comerciais no DF.