Sistema Fibra reconhece publicamente atuação do governo local em prol do setor produtivo

Assessoria de Imprensa da Fibra

As obras de revitalização em áreas de desenvolvimento econômico, as retomadas do Conselho de Financiamento à Atividade Produtiva do Distrito Federal (Cofap) e do Conselho de Gestão do Programa de Apoio ao Empreendimento Produtivo do DF (Copep) e o empenho para aprovação da lei federal que permite regularizar incentivos, isenções e benefícios fiscais oferecidos por estados são exemplos de ações recentes que motivaram  a Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) e seus sindicatos filiados a prestar homenagem ao governador Rodrigo Rollemberg e a sua equipe na noite de quarta-feira (23), na sede da Federação.

Diante de mais de cem convidados, entre empresários, representantes da sociedade civil organizada e membros do governo local e da diretoria da Fibra, o presidente do Sistema Fibra, Jamal Jorge Bittar, destacou 14 iniciativas da gestão de Rollemberg nas áreas de financiamentos e desoneração, infraestrutura, fiscalização, governança, desburocratização e meio ambiente (veja abaixo). As medidas estruturantes citadas pelo presidente da Fibra estimulam, a médio e a longo prazos, a economia brasiliense, e algumas já são sentidas pelas empresas.

n

Jamal chamou a atenção para o fato de que, desde que assumiu o governo, em 2015, Rollemberg tem feito um trabalho exemplar como gestor de orçamento, ao enfrentar uma crise de contas públicas sem precedente. E pediu ao governador e sua equipe que enxerguem as ações de desenvolvimento de forma global, para que elas não esbarrem em questões políticas e burocráticas e assim produzam resultados concretos: “O setor produtivo, apartado de toda a questão política, consegue reparar o desenvolvimento do DF, com a geração de empregos e de renda”, disse.

Rodrigo Rollemberg, no discurso de agradecimento, afirmou que, apesar da crise que herdou, foi possível investir na construção de escolas e creches, em obras de captação de água, no aterro sanitário, nas melhorias viárias da Saída Norte e na desobstrução da orla do Lago Paranoá. Destacou ainda que não houve corte em nenhum programa social nem no fomento à cultura e à ciência, tecnologia e inovação.

O governador reconheceu que “ninguém faz nada sozinho” e dividiu a homenagem com secretários, subsecretários, diretores de empresas e servidores públicos, além da mulher, Márcia Rollemberg, que o acompanhou no evento. “Tenho orgulho da minha equipe, que tem enfrentado e superado muitos desafios.” O chefe do Executivo disse precisar muito do setor produtivo e que continuará trabalhando para “destravar o DF”, garantindo um ambiente que favoreça o investimento e a geração de empregos.

Segurança jurídica

Compareceram ao evento empresários dos diversos segmentos do setor produtivo. Para Luiz Carlos Botelho, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), merece destaque o trabalho do governo com o setor produtivo pela reformulação da legislação referente à normatização das condições urbanas e das edificações. “É algo que dá celeridade e segurança jurídica para as construções aqui no Distrito Federal.”

Ao ter a palavra durante a cerimônia, o secretário de Economia e Desenvolvimento Sustentável, Antônio Valdir Oliveira Filho, salientou que, desde que assumiu, há quatro meses, tem focado o ordenamento da economia do DF e o atendimento a demandas antigas de empreendedores. Ele criticou a antiga cultura do DF de interferência do Estado na economia e defendeu a ampliação da base tributária em oposição à tributação excessiva sobre as empresas. “O empresário precisa de segurança jurídica, o resto ele sabe fazer”, disse. “Brasília precisa gerar riqueza e viver de sua riqueza.”

Kátia Amorim, conselheira da Bonasa, concorda com o secretário. “Acho importantíssimas essas ações. Já vieram um pouco atrasadas, porque Brasília tem uma cultura empresarial que precisa ser estimulada e nos ressentimos dos incentivos que são dados por estados e que a gente precisa ter também. Temos de comemorar, mas acho que precisamos dar muito mais passos”, ponderou.

Pelo fim da burocracia

Rodrigo Rollemberg afirmou que vai propor uma ampla revisão de toda a legislação do Distrito Federal, com vistas à desburocratização. “Tem pontos em nossa legislação que travam o desenvolvimento da nossa cidade. Fiz um desafio ao setor produtivo para que, juntos, possamos pensar em soluções”, disse o governador.

Veja os principais projetos e ações do governo do Distrito Federal em prol o desenvolvimento do setor produtivo local: