Frente Parlamentar em defesa da Engenharia, Infraestrutura e Desenvolvimento do DF é lançada

Patrícia Figuerêdo

Por iniciativa dos deputados distritais Celina Leão e Wellington Luiz, foi lançada, na manhã desta quinta-feira (29), a Frente Parlamentar em defesa da Engenharia, Infraestrutura e Desenvolvimento do Distrito Federal. O objetivo é promover debates que evidenciem o papel dos setores como fator relevante para o desenvolvimento social e econômico da cidade. Acessibilidade, regularização hídrica e regularização fundiária de loteamentos não regulares foram os três pontos iniciais definidos para discussão.

Com a palavra, a deputada e presidente da frente, Celina Leão, reforçou a importância do setor para a economia da cidade. “A construção civil para Brasília é como a indústria para São Paulo”, afirmou. Ela ainda destacou a questão acerca do desemprego no segmento. “Tivemos a queda de 40 mil postos de trabalho. Ninguém aguenta trabalhar com um estado tão burocrático!”, criticou. Celina acrescentou que a iniciativa lançada será importante para retomar este mercado tão relevante para o DF. Os encontros acontecerão uma vez por mês, podendo ter sessões extraordinárias.

O presidente do Sinduscon-DF, Luiz Carlos Botelho, relembrou a luta da entidade pela retomada do setor. “Em 2015, nos reunimos nesta casa para tratarmos sobre o Habite-se”, disse. Segundo ele, nessa oportunidade foi definido que era necessário “mudar, atualizar e refazer a legislação”. Na ocasião, o setor obteve um “sim” da Secretaria de Estado de Gestão do Território e Habitação (Segteh). Desde então, o trabalho de atualização das leis teve início, em parceria com a Ademi-DF e outras entidades.

Botelho citou duas vitórias importantes para a construção civil: a Lei do Polo Gerador de Viagens (PGV), que acaba com a obrigatoriedade de os empreendimentos imobiliários apresentarem o Relatório de Impacto de Trânsito (RIT), antigo impedidor de trabalho do setor; e aproveitou para reforçar o Projeto de Lei Complementar da Permeabilidade, aprovado na última segunda-feira (26), pela CLDF, em sessão itinerante no Sinduscon-DF.

Ainda com a palavra, o presidente do Sinduscon-DF destacou a importância da Frente Parlamentar. “A sociedade precisa se mexer para tirar o poder do Estado sobre ela. Esta iniciativa pode ser uma ferramenta fundamental para mover a condição de estado meio para sociedade fim”, defendeu. Ele acrescentou que a frente será determinante para “prosseguir, sem destruir o DF”.

A sessão solene contou com a presença de engenheiros, empresários e representantes da construção civil de vários estados. Representando o Sinduscon-DF, compareceram os vice-presidentes da casa Graciomário Queiroz e Ruyter Kepler de Thuin. O presidente da CLDF, Joe Valle; o deputado federal Ronaldo Lessa; o presidente do Confea, José Tadeu da Silva; o presidente da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), Murilo Pinheiro; o presidente do Crea-DF, Flávio Correia; o presidente do Senge-DF, Brasil Américo; o assessor parlamentar Júnior Almeida; bem como o engenheiro florestal José Demetrius Vieira também participaram do evento.