GT do BIM Colaborativo retoma atividades em 2020

Mariana Alves

A primeira reunião de 2020 do GT BIM Colaborativo aconteceu na manhã desta quarta-feira (22). O grupo tratou, dentre outras pautas, dos avanços do projeto da Praça do BRT (Floricultura), desenvolvido por meio do Adote uma Praça, do GDF.

Para o presidente do Sinduscon-DF, Dionyzio Klavdianos, o primeiro encontro já sinalizou debates pertinentes e de alto nível. “A percepção de que há um grande potencial de colaboração do grupo para todo o setor no que tange a disseminação do BIM foi reforçada,” reforçou.

Para Ricardo Alexandre, diretor da Verko Engenharia, o grupo avançou com relação ao projeto da Praça do BRT. “Estamos começando a incorporar dados para desenvolver um BEP, que é um plano de execução do projeto BIM. Ele vai orientar toda a modelagem, o dimensionamento e as soluções que o projeto tem que entregar para a Praça do BRT”, disse.

Daniele Ramos, integrante do projeto CBIC Jovem, participou do encontro à convite do presidente do Sinduscon-DF. “A reunião foi muito produtiva para termos uma noção do que a gente vai conseguir desenvolver a partir do BIM no DF”, destacou.

O engenheiro civil Lucas Tanaka, representante da Apex Engenharia, empresa associada ao Sinduscon-DF, enxerga o projeto como um espaço de aprendizado e crescimento. “Ver os processos e as diferentes empresas envolvidas faz com que a gente tenha uma visão mais aprimorada sobre o BIM, tanto para a nossa empresa quanto para o processo,” relatou.

Ao final da reunião, Matheus Guedes, representante do Grupo Flug, detalhou aos participantes a experiência do sobrevoo com o drone para obter o levantamento dos dados topográficos  da praça do BRT, por meio de nuvem de pontos, na última segunda-feira (20). “As imagens feitas pelo drone trazem informações de todos os arredores com uma grande precisão. O processo está sendo desenvolvido todo em BIM e irá trazer grandes benefícios como resultado final”.

A gerente técnica do Sinduscon-DF, Gezeli Bandeira de Mello, ressalta a importância do uso do drone para o projeto. “O voo foi importante porque dessa forma nós vamos obter a topografia do terreno atualizada e com grande precisão; para darmos seguimento ao projeto de arquitetura, drenagem, urbanismo e executar o projeto com excelência, dependemos deste levantamento de dados”, explicou.

Confira a galeria de fotos do evento.