Junta Comercial passa a oferecer serviços 100% digitais

Maria Clara Andrade

Na manhã desta quarta-feira (18), foi lançada, na sede da Jucis, a nova condição da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Distrito Federal (Jucis-DF): os serviços passarão a ser 100% digitais.

Representando o governador do DF, Ibaneis Rocha, o vice-governador Paco Britto classificou esta quarta-feira como um marco da gestão atual. “Dar apoio e criar condições para que o empresariado do DF se desenvolva com segurança jurídica e sem burocracia sempre será uma prioridade do nosso governo, pois acreditamos que o empresário forte gera mais emprego e renda para a população”.

A Junta Comercial do DF era a única do Brasil que ainda não tinha os processos totalmente digitalizados. Em alguns casos, era necessário esperar um mês para concluir um serviço. Mas, agora, a Jucis-DF, além de digital, torna-se a primeira do Brasil a ter uma base de dados compartilhada entre todos os órgãos certificadores: Junta Comercial, OAB-DF e cartórios.

“A Junta Comercial era um departamento do Ministério da Economia, do Governo Federal, e o governador trouxe para a jurisprudência de Brasília, dando prioridade para que ela passasse a ser um facilitador na vida do empresário”, elogiou Walid Sariadine, presidente da Junta Comercial do DF.

Para Walid, a mudança para o digital é um marco na história do DF, trará crescimento para o setor produtivo e desburocratização para empresários, que buscam desenvolver seu negócio de maneira correta e dentro dos trâmites. “Agora, ele terá a facilidade em abrir, movimentar e fechar uma empresa, de forma mais rápida e pela internet, sem a necessidade de se dirigir à repartição pública. As pessoas não vão precisar passar pela junta duas vezes por semana para saber como anda o processo”, pontuou.

O vice-presidente do Sinduscon-DF, Marcontoni Montezuma, que atua como vogal na Junta Comercial do DF, destaca que a autarquia mostra-se evoluída dentre as demais do país. “Isso é fruto de um excelente trabalho que vem sendo conduzido por toda equipe responsável, capitaneada pelo diretor-presidente Walid Sariadine”, elogiou. Montezuma acredita que a transição para o online vai diminuir a burocracia e acelerar os passos da empresa. “Os processos serão mais objetivos, criteriosos e ajudarão as boas práticas existentes entre as juntas de todo o Brasil.”

O presidente do Sinduscon-DF, Dionyzio Klavdianos, parabeniza o esforço do governo no combate a burocracia. “É um grande avanço! Poder abrir uma empresa pela internet, consultas presenciais pré-agendadas, chats para esclarecimento de dúvidas, tudo isso é música para os ouvidos de quem empreende. Não restam dúvidas de que se trata de um poderoso estímulo ao empreendedorismo.”

Para Walid, o setor da construção civil tem uma característica muito forte e um papel importante na retomada do desenvolvimento econômico de qualquer estado e país. “Este segmento é muito contemplado com a mudança. À medida que conseguimos evoluir a junta, iremos partir para o RLE (Registro e Licenciamento de Empresas), para tentar desburocratizar mais ainda os processos e, com a ajuda do GDF, facilitar o ambiente de negócio do empresário”.