Mercado Imobiliário mantém crescimento em outubro

Assessoria de Comunicação Social da Ademi-DF e do Sinduscon-DF

O mercado imobiliário do Distrito Federal está em franca recuperação e pode fechar 2019 com crescimento. Essa é a sinalização da última rodada do Indicador de Velocidade de Vendas (IVV): em outubro, o lançamento de imóveis residenciais manteve a tendência e cresceu 8%, com 2.801 novas unidades. Esse é o melhor resultado de 2019 e significa uma expansão de 13% em relação ao mesmo período de 2018. Desde janeiro, o lançamento de unidades residenciais cresceu 67% no DF.

Iniciativa da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi-DF), em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil do DF (Sinduscon-DF), com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do DF (Sebrae-DF), visa acompanhar o desempenho do mercado imobiliário.

“Pelo terceiro mês seguido tivemos o maior índice mensal da série histórica. Tivemos novos lançamentos e isso consolida a percepção de que o mercado está numa recuperação consistente, que deve seguir no ano de 2020”, afirma Adalberto Valadão Júnior, vice-presidente administrativo-financeiro do Sinduscon-DF.

“Nunca tivemos indicadores tão positivos desde que iniciamos a pesquisa”, complementa Eduardo Aroeira, presidente da Ademi-DF. Segundo Aroeira, o empresário está recuperando a confiança e retomando o investimento. “Isso é fundamental para a criação de novos empregos e geração de renda”, destaca.

A pesquisa é realizada pela empresa Opinião Informação Estratégica. A coleta de dados é mensal, junto às construtoras e incorporadoras mais representativas do DF – em outubro, 29 empresas participaram da pesquisa.

Até outubro, foram lançados 28 novos empreendimentos, mais que o dobro do registrado no mesmo período de 2018. A expansão continuada dos lançamentos foi acompanhada pelas vendas: em comparação a setembro, houve aumento de 8%.

“É um aquecimento responsável e sólido. Só precisamos que as questões macroeconômicas se mantenham estáveis para o setor continuar ascendente”, explicou Adalberto Valadão Júnior.

“Estamos observando maior demanda por projetos e compra de insumos. Os resultados observados no DF sāo coerentes com o que está acontecendo no setor da construção em todo o país”, falou o presidente da Ademi-DF, referindo-se ao último resultado do Produto Interno Bruto (PIB).

Divulgado pelo IBGE na terça-feira (03), os dados demonstram que a economia brasileira cresceu 0,6% no terceiro trimestre e a construção civil foi o setor que puxou o investimento no período, com crescimento de 1,3%. O desempenho desse segmento foi alavancado pela incorporação imobiliária.

Em outubro, os imóveis na planta voltaram a registrar a maior velocidade de vendas, com 9,3% de participação.  O IVV das unidades concluídas foi de 4,5%. Samambaia voltou a registrar o maior IVV residencial, com 25,4%, seguida por Santa Maria (21%); e o Noroeste (17%). A pesquisa identificou que o preço médio do m² ofertado pelas 29 empresas no mês de outubro, de R$ 8.935,56, foi superior ao registrado em setembro, de R$ 8.774.

No mês de outubro, foram ofertadas no mercado imobiliário 2.741 unidades residenciais novas, representando pequeno crescimento em comparação com o mês anterior, quando foram registradas 2.708 unidades. Em outubro, o IVV subiu também no segmento comercial: 12% em comparação ao mês anterior.