Saúde Mental no Trabalho é o tema escolhido pelo Programa Trabalho Seguro para o próximo biênio

Assessoria de Comunicação Social do TRT 10ª Região

O Grupo de Trabalho Interinstitucional (Getrin 10), vinculado ao Programa Trabalho Seguro, realizou a sua primeira reunião do ano, na última quinta-feira (28), na sede da Amatra 10, no Foro de Brasília. O desembargador Mário Macedo Fernandes Caron e o juiz Francisco Luciano de Azevedo Frota, coordenadores regionais do Programa, conduziram a reunião, que teve como tema central a saúde mental dos trabalhadores.

Ficou acertado nesta reunião três vetores de atuação para o Programa em 2016: buscar o apoio da Universidade de Brasília (UnB) para um acordo de cooperação técnica na área de saúde mental no trabalho; a construção de banco de dados das ações ajuizadas perante a Justiça do Trabalho da 10ª Região envolvendo acidentes e doenças do trabalho, com os objetivos de fornecer subsídios para as ações regressivas e de detectar empresas com problemas mais recorrentes relacionados ao meio ambiente do trabalho; planejar um ciclo de palestras itinerantes para difundir conceitos e alertar empregados e empregadores para a necessidade de se manter um ambiente de trabalho saudável.

Na abertura da reunião, o desembargador Mário Caron explicou aos vários parceiros do programa que o atraso na realização da primeira reunião ocorreu devido a troca de gestores do TST e TRT e o retardo nas definições das metas anuais. Relatou, ainda, que o programa sofreu um drástico corte orçamentário, sendo reduzido de R$180 mil reais em 2015 para R$ 8 mil em 2016. Para o juiz Francisco Luciano, este é um “momento de conjugar esforços com os parceiros do Getrin-10, sobretudo considerando o forte apelo social do tema escolhido, doença mental no trabalho, que já se constitui um problema de saúde pública e que vem se agravando em proporções epidêmicas”.

Durante a reunião, os parceiros fizeram várias sugestões de ações possíveis, todas exaustivamente debatidas e acolhidas. Participaram da reunião, a presidente da Amata10, juíza Rosarita de Barros Caron; o procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho, Alessandro Santos de Miranda; o procurador da Procuradoria Regional Federal da 1ª Região, Arthur Nogueira Feijó; a defensora pública Federal, Ana Paula Villas Boas; a auditora Fiscal do Trabalho, Raquel Lemos Gonçalves Puttini; o representante do Serviço Social da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal, Rodrigo Boscoli; a diretora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Distrito Federal, Cláudia Castro Bernardes Magalhães; o médico do Trabalho, Athos Rodrigues de Melo; e o presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Distrito Federal, Roberto Marazi.

O Sinduscon-DF também marcou presença na reunião com os diretores Izídio Santos e José Antônio Magalhães. O diretor de Políticas e Relações Trabalhistas do sindicato, Izidio Santos, reconhece o grupo de trabalho como algo fundamental. “A criação do Getrin 10 foi fantástica, pois tivemos a oportunidade de mostrar o que o nosso setor faz”, elogiou.

Veja aqui os materiais já divulgados pelo Sinduscon-DF sobre Saúde e Segurança no Trabalho.

(Com informações da Assessoria de Comunicação Social do Sinduscon-DF)