Intercâmbio de ideias

TAMANHO DA FONTE: A+ A A-


Assessoria de Comunicação Social do Sinduscon-DF 

Sinduscon-DF recebe palestrante internacional para falar sobre aprovação de projetos e uso de solo

O processo de aprovação de novos projetos imobiliários foi mostrado de um ponto de vista diferente hoje (30), no auditório do Sinduscon-DF. O sindicato recebeu o fundador e presidente da maior e mais experiente consultoria em política de uso do solo em parâmetros mundiais. Michael Saint, da empresa Saint Consulting Group, sediada nos Estados Unidos, ministrou uma palestra sobre o papel da política e do engajamento comunitário no processo de aprovação de novos empreendimentos imobiliários e de uso de solo.  

Michael mostrou pesquisas realizadas nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido, abordando o motivo das pessoas oporem-se a projetos de construção. De acordo com o estudo, mais de 78% dos entrevistados disseram ser contra novas construções perto de suas casas. Segundo o americano, para vencer a luta de uso do solo, é preciso de uma campanha política e não de marketing. “Pense no seu projeto como se ele fosse seu candidato à Presidência e faça uma campanha pra ele”, sugeriu o empresário. 

O presidente do Sinduscon-DF, Luiz Carlos Botelho, espera poder progredir com as informações e orientações trazidas pelo palestrante nesta manhã. “No nosso país, a criação de impedimentos é muito comum. Então, a presença do Michael é muito importante, pois a missão do Sinduscon-DF é inovar. E essa inovação tornou-se a energia essencial para nós podermos sobreviver e avançar”, ressaltou.  

O palestrante ainda mostrou como exemplo o processo de aprovação de vários empreendimentos nos Estados Unidos e explicou que, para ganhá-los, precisou do voto público e de pessoas motivadas com o projeto. “É preciso identificar quem são os apoiadores, gerar engajamento e se certificar da participação deles”, reforçou. A empresa Saint Consulting Group tem mais de 32 anos e dois mil projetos de experiência em uso do solo, incluindo shopping centers, office parks, cassinos, estádios, ferrovias, usinas de energias, entre outros. 

Para o vice-presidente da Indústria Imobiliária do Sinduscon-DF, João Accioly, é essencial conhecer o funcionamento dos processos em países desenvolvidos, para tentar trazer bons exemplos e boas referências para o Brasil. “Nossos processos de licenciamento são extremamente confusos e enfrentam uma burocracia enorme. Então, essa oportunidade que tivemos foi importante para nos especializarmos e entender o que, de fato, é relevante nesse procedimento”, ressaltou. 

O evento foi realizado pela Urbanizadora Paranoazinho, com o apoio do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-DF), da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-DF) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-DF). O presidente da Ademi-DF, Paulo Muniz, reforçou a importância da oportunidade e explicou que o setor da construção civil precisa buscar experiências internacionais para poder aplicar no DF. “Sabemos que, nos países de primeiro mundo, podemos encontrar vários exemplos, simples e fáceis de serem aplicados no Brasil”, destacou. A palestra contou com a presença de empresários da construção civil, profissionais da área e outros interessados.
 

Leave a Comment

Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá, 👋
em que podemos te ajudar?