Presente e futuro da construção serão debatidos em Salvador – AC Comunicação

TAMANHO DA FONTE: A+ A A-

AC Comunicação

Os principais assuntos da atualidade que impactam o dia a dia na indústria da construção no Brasil e o futuro do segmento serão debatidos em Salvador/BA no 87º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic 2015), que vai reunir mais de 1.500 pessoas da cadeia produtiva do setor. A capital baiana receberá, de 23 a 25 deste mês, dirigentes de construtoras, presidentes e diretores das entidades representativas do setor imobiliário, de obras públicas e infraestrutura, além de representantes dos governos Federal, Estadual e Municipal.

A cerimônia de abertura será no dia 23, às 20h, no Teatro Castro Alves, com concerto da Orquestra Neojibá e presença confirmada do Governador da Bahia, Rui Costa, do Ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, da Presidente da Caixa, Miriam Belchior, e do Prefeito de Salvador, ACM Neto. O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), José Carlos Martins, o presidente do Sindicato da Indústria da Construção no Estado da Bahia (Sinduscon-BA), Carlos Henrique Passos, e o presidente da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi-BA), Luciano Muricy, serão os anfitriões da noite. A solenidade de abertura será seguida de coquetel de boas-vindas.

O tema do encontro este ano é “Brasil mais eficiente, País mais justo”, que vai abordar assuntos como produtividade na construção, oportunidades de mercado, meio ambiente e sustentabilidade, normas técnicas, mercado imobiliário e desenvolvimento urbano, gestão e qualificação da mão de obra, saúde do trabalhador, formação de preços em obras públicas, concessões e PPP’s. “O Brasil vive um momento preocupante e é nosso dever colaborar na busca de soluções”, diz o presidente da Cbic, José Carlos Martins.

Para o primeiro dia do encontro (24/09), haverá palestra sobre o tema “Brasil: o desafio do desenvolvimento sustentável”, das 9h30 às 12h30, no Senai/Cimatec. A palestra do dia 25 será sobre “Reformas necessárias para o crescimento sustentado do Brasil”, das 9h30 às 12h30.

O Enic 2015 é o principal evento anual do setor e tem como objetivo trazer soluções e novos entendimentos para um segmento em constante evolução. O encontro é idealizado pela Cbic e será realizado pelo Sinduscon-BA e pela Ademi-BA. Entre os patrocinadores, estão Fieb, Caixa Econômica Federal, Governo do Estado da Bahia, Prefeitura Municipal de Salvador, Banco do Brasil, Bahiagás,  Sebrae e Gerdau. 

n

 
Nas tardes dos dias 24 e 25, haverá reuniões das Comissões e dos Fóruns.  
 
Comissão do Meio Ambiente – CMA

“Iniciativas em Energia Solar e Propostas para a Indústria da Construção” e “Gestão e Soluções para Escassez de Recursos Hídricos” são alguns dos temas em pauta no Enic 2015. Coordenando os temas, a Comissão do Meio Ambiente – CMA, que tem como presidente Nilson Sarti, vai promover painéis que contarão com a participação de renomados especialistas brasileiros e palestrantes internacionais, de países como Colômbia, Portugal e Estados Unidos.

Na quinta-feira (24/09), abordando as questões ligadas às iniciativas em energia solar, serão realizadas palestras, entre elas, “Programas de Energia Solar no Brasil” e “Mapeamento de Incentivos Econômicos para a Construção Sustentável”. Na sexta-feira (25/09), a comissão coordenará os painéis “Gestão e Soluções para Escassez de Recursos Hídricos” e “Iniciativas Inovadoras para a Gestão de Resíduos”, apresentados em exposições como “Contexto Atual da Gestão Hídrica no Brasil e Controle de Perdas de Água” e “Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil”.

Para o presidente da comissão, Nilson Sarti, é necessário estimular o setor da construção em relação à questão da energia renovável, a exemplo do IPTU Verde, que dá desconto de até 10% para empresas que implementam práticas sustentáveis e já é uma realidade em algumas cidades do Brasil. 

Comissão da Indústria Imobiliária – CII

Os temas recursos e desenvolvimento do setor imobiliário serão debatidos nos dois dias do Enic 2015 pela Comissão da Indústria Imobiliária – CII, coordenada pelo presidente Flávio Prando. Os painéis a serem apresentados são “Fontes de Recursos para o Setor Imobiliário” e “Desenvolvimento Urbano”, que abordarão temas como FGTS, SBPE, opções de Funding, mobilidade urbana, planejamento e gestão de cidades e insegurança jurídica. 

O economista-chefe do Secovi-SP, Celso Petrucci, vai falar sobre o Mercado Imobiliário, seguido do gerente nacional do Ativo do FGTS, Alfeu Garbin, que falará sobre o fundo. O diretor de Crédito Imobiliário do Banco do Brasil, Hamilton Rodrigues da Silva, vai tratar do tema Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), e o vice-presidente de Habitação da Caixa Econômica Federal, Nelson Antonio de Souza, vai apresentar o tema “Opções de Funding para Crédito Imobiliário”. 

Também estão confirmados o diretor da Parksinson Desenvolvimento Imobiliário, Arthur Motta Parkinson, que vai falar sobre “Desenvolvimento Urbano /Futuro das Cidades”,  o diretor da Stuchi & Leite, professor Carlos Leite, que fará palestra sobre mobilidade urbana, a sócia da Jaime Lerner Arquitetos Associados, Ariadne dos Santos Daher, cuja exposição será sobre planejamento e gestão de cidades, e o diretor da Saes Advogados, Marcelo André Bruxel Saes, e o sócio fundador da Duarte Garcia Caselli Guimarães e Terra Advogados Associados, Marcelo Terra, que abordarão o tema “Insegurança Jurídica”.

Comissão de Obras Públicas – COP

À frente dos painéis “Formação de Preços nas Obras Públicas” e “Concessões e PPP’s: financiamento de longo prazo”, a Comissão de Obras Públicas – COP, presidida por Carlos Eduardo Lima Jorge, vai coordenar palestras sobre “Aspectos Legais na Formação de Preços”, “Participação do Banco do Brasil nos Financiamentos” e “Papel de investidores estrangeiros”. Durante os painéis, empresários, juristas, TCU, Caixa, administradores públicos, seguradora e o Banco Mundial discutirão os diversos aspectos que influenciam na composição dos preços/custos dos orçamentos em licitações públicas.

O painel sobre “Concessões e PPP’s” tem como objetivo capacitar as empresas, mostrar exemplos de sucesso e, principalmente, levantar projetos nas áreas de habitação, reuso de água, pátios veiculares, energia alternativa, presídios, hospitais, aeroportos regionais e tratamento de resíduo sólido. 

“O Enic em Salvador acontece em um dos piores anos de desempenho da indústria da construção. Por isso, esse evento se reveste de especial importância: de um lado, para reforçar a cobrança do setor por mais investimentos em obras; e, de outro, para discutirmos as janelas de oportunidades que podem e devem ser aproveitadas pelas construtoras como resposta à queda das atividades do setor”, diz Carlos Jorge. 

 
Comissão de Política e Relações Trabalhistas (CPRT), Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc/Cbic) e Serviço Social da Construção Civil (Seconci)

“A Eficiência das Relações de Trabalho” e “Inclusão com Segurança e Responsabilidade” são os assuntos em pauta no ENIC 2015. Coordenando as discussões, a Comissão de Política e Relações Trabalhistas (CPRT), o Fórum de Ação Social e Cidadania da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Fasc/Cbic) e o Serviço Social da Construção Civil (SeconciI) vão promover painéis como “Cotas de Jovens Aprendizes”, “Cotas de Deficientes” e “Trabalho Análogo ao Escravo”.

Os assuntos serão apresentados pelo professor de Relações do Trabalho da USP, José Pastore, pelo especialista em Relações do Trabalho na França, Jessy Pretto. Como debatedores, participarão o presidente da CPRT/Cbic, Roberto Sergio Ferreira; Haruo Ishikawa (Sinduscon-SP); Antonio Carlos Mendes Gomes (Sinduscon-Rio); João Batista (Sinduscon-BA); Renato Romano (Sinduscon-SP); e Luciana Guedes (Sicepot-MG). 

Um dos objetivos do debate, segundo o presidente da CPRT, Roberto Sérgio, é “analisar os desafios e propor soluções para a inclusão segura de pessoas com deficiência na indústria da construção”. 

Comissão de Materiais, Tecnologia e Qualidade e Produtividade – Comat

Novidades técnicas, tecnológicas e normativas da indústria da construção também serão debatidas no Enic 2015 pela Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade – Comat. Entre os assuntos em exposição, destaque para o painel “Modelo Prático para Utilização do BIM” (Building Information Modeling), Modelagem da Informação da Construção que, entre outras coisas, ensinará aos participantes como transformar um projeto 2D para 3D e como utilizar o 4D de posse do 3D.

A adoção de parâmetros de qualidade para a edificação é celebrada e tem merecido esforço relevante do setor, que avança na adequação. O presidente da Comat, Dionyzio Klavdianos, informa que está produzindo duas publicações sobre o tema, a primeira será um documento orientativo com mo¬delos de contrato para projetistas, de memorial descritivo de arquitetura, buscando a integração de projetos e o atendimento à Norma ABNT NBR 15575. A segunda, um docu¬mento de suporte aos fornecedores de materiais relacionados às especificações de seus produtos. 

Para Klavdianos, o encontro é um momento em que temas candentes da política e economia e seus respectivos impactos sobre o setor são debatidos em profundidade. “É uma oportunidade de apresentar propostas de âmbito nacional ao poder público para que transformações sociais sejam viabilizadas. Além disto, as comissões de trabalho podem oferecer ao empresariado um painel de bom conteúdo técnico, favorecendo a reciclagem”, comenta.

Banco de Dados da Cbic discute produtividade

Dois painéis que vão dar o que falar serão expostos pelo Banco de Dados da Cbic. “A produtividade na construção civil” será tema do painel do dia 24, às 14h, apresentado pela economista Ana Castelo, da Fundação Getúlio Vargas. O painel “O cenário econômico atual e a construção civil – desempenho, desafios e perspectivas” será realizado no dia 25, às 16h, pelo economista Daniel Furletti e Ieda Vasconcelos, do Sinduscon de Minas Gerais.  

Fórum Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços 

O Fórum Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços vai abordar o tema “Gestão compartilhada como fator de sucesso na implantação eficiente de projetos”, no dia 24, das 14h às 17h. Entre os assuntos em pauta estão palestras sobre visão do contratante sobre o tema, visão do contratado sobre o tema, debate em grupo com proposição de ações e discussão e formulação de plano de ação. 

Prêmio Cbic de Responsabilidade Social

Os vencedores do Prêmio Cbic de Responsabilidade Social serão divulgados na abertura do Enic 2015, no dia 23, no Teatro Castro Alves. A premiação tem como objetivo fortalecer e estimular o desenvolvimento de ações sociais na construção e no mercado imobiliário, criando um mecanismo de reconhecimento dos esforços conjuntos do setor na busca por uma sociedade com melhor qualidade de vida. 

Os projetos desenvolvidos por entidades, empresas e trabalhadores do setor da Indústria da Construção estão concorrendo a prêmios que variam de R$ 5 mil a R$ 15 mil. No total, serão premiados oito vencedores, distribuídos em três categorias: Categoria Organizações, Categoria Reconhecimento Social e Categoria Trabalhador.

Confira toda a programação da 87ª edição do Enic, em Salvador/BA, no site www.enic.org.br e acompanhe as novidades pelo facebook.com/enicoficial, twitter.com/enicoficial e instagram (enicoficial).

Leave a Comment

Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá, 👋
em que podemos te ajudar?