Caravana do Trabalho Seguro atende trabalhadores do SOF Sul

TAMANHO DA FONTE: A+ A A-

 Assessoria de Comunicação do Seconci-DF

n

Os trabalhadores do Setor de Oficina Sul (SOF Sul) receberam um presente na manhã desta quinta-feira, 06 de agosto. A II Segunda Caravana do Trabalho Seguro esteve no local para avaliar as condições da saúde dos trabalhadores que atuam na região. Durante o dia, diversos serviços foram prestados como informações trabalhistas, emissão de carteiras de trabalho, aferição de pressão arterial, glicemia e colesterol, atendimento odontológico, entre outros. O evento foi organizado pelo Grupo de Trabalho Interinstitucional do Programa do TRT da 10ª Região de Trabalho Seguro (Getrin 10).
 
Para o Procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT-DF/TO), Valdir Pereira da Silva, a união entre os representantes dos trabalhadores é fundamental porque pode orientá-los sobre questões que envolvam seus direitos, além de reforçar a importância da representatividade. “Um evento como a Caravana é importante porque você pode repassar aos trabalhadores coordenadas e orientações a respeito do que eles podem fazer em caso de lesões trabalhistas, seja em nível coletivo (MPT), seja a nível individual (sindicatos)”, disse Valdir. Com uma tenda montada no estacionamento da quadra 15, e convidados por um carro de som, logo os estandes estavam cheios de trabalhadores para receber atendimento. “Estamos dando e recebendo cidadania. A caravana serve para conscientizar para um trabalho mais digno, e isso é possível”, falou o coordenador do Getrin, desembargador Mário Caron.
 
O Seconci-DF disponibilizou o programa Seconci Itinerante e um trailer odontológico para o evento. Animados, os colegas de trabalho Daniel Henrique, 30 anos, e Cleide Larceda, 39, elogiaram a iniciativa. “Faz mais de dois anos que trabalho no setor de oficinas e é a primeira vez que vejo algo assim aqui. Vou fazer tudo que puder”, disse Daniel. “É importante saber que têm pessoas preocupadas conosco. Vamos passar por vários atendimentos que, por falta de tempo ou condição, vamos deixando para depois”, completou Cleide. O diretor de Política e Relações Trabalhistas do Sinduscon-DF, Izídio Santos,  ressaltou que o Getrin não atua só na construção civil. “Procuramos levar conhecimento por meio de ações que reforçam a cidadania. Tentamos transformar o que é discutido em reuniões e encontros em ações práticas”, concluiu. 
 

Leave a Comment

Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá, 👋
em que podemos te ajudar?