Programa 5S visa motivar e conscientizar empresas por meio da organização e disciplina no trabalho

TAMANHO DA FONTE: A+ A A-

 

Processo educativo possibilita mudança cultural das pessoas na organização, com o objetivo de uma vida harmônica no trabalho

 

Kamila Marques 

Assessoria de Comunicação Social do Sinduscon-DF

n

 
Durante todo o dia de hoje, 21, o Sinduscon-DF ministrará um curso sobre o “Programa 5S no Canteiro de Obras e Gestão de Resíduos”.  O treinamento acontece até as 18h, na sala de reuniões da entidade. As palestrantes são a engenheira civil Sirlane Ferreira e a mestre em Gerenciamento e Tecnologias Ambientais no Processo Produtivo, também engenheira civil, Maria Lívia Costa.
 
O objetivo do curso é transmitir conhecimentos e práticas para melhorar o ambiente de trabalho, de modo que as atividades possam ser conduzidas de forma mais confortável e com mais segurança. 
 
O Programa 5S surgiu no Japão e foi desenvolvido por Kaoru Ishikawa, em 1950. A iniciativa envolve cinco palavras japonesas: Seiri (utilização), Seiton (ordenação), Seiso (limpeza), Seiketsu (asseio) e Shitsuke (disciplina). A metodologia foi muito utilizada como ferramenta para que as indústrias pudessem eliminar desperdícios nos locais de trabalho. É considerado um processo educativo que possibilita a mudança cultural das pessoas quanto à organização.
 
O processo do Programa 5S é desenvolvido de forma eficaz e participativa, com adaptação nos canteiros de obras por meio de fundamentos de fácil compreensão e capacidade de apresentar resultados expressivos. “Tudo o que você aplica na Indústria da Construção é diferente. Tem que haver uma adaptação. O programa é muito utilizado na Construção Civil e muito bem-vindo para a organização de um canteiro de obras. É uma ferramenta simples e poderosa, que também pode ser aplicada no nosso dia a dia”, explicou Maria Lívia.
 
De acordo com Sirlane, o importante é sempre prezar pela qualidade. “Se aprendermos a cuidar dos fatores da qualidade no trabalho, aprenderemos a cuidar dos fatores da qualidade em qualquer lugar e, principalmente, em nossas vidas. Para ter qualidade, cuidamos de seis pontos: ambiente, pessoas, equipamentos, materiais, métodos e medidas”, ressaltou.
 
Maria Lívia destacou, ainda, a importância de se fazer um planejamento, para que o programa seja implantado. “É necessário e muito importante planejar, pois tudo o que planejamos apresenta um resultado ainda mais satisfatório”, pontuou. Lívia também alerta que o programa só funcionará se houver treinamento. “Só desta forma teremos sucesso. É preciso envolver a todos”, enfatizou.
 
Sustentabilidade e o Programa 5S
 
O Programa 5S é um grande aliado dos canteiros sustentáveis. Nestes casos, sabe-se que é preciso respeitar o meio ambiente, desde a concepção do empreendimento, mas, principalmente, na fase de construção. “Para qualquer tipo de ação, é necessário avaliarmos a sustentabilidade. Uma edificação sustentável pode manter ou melhorar a qualidade de vida da obra. Ao mesmo tempo em que conserva a energia e os recursos, ela recicla materiais e reduz as substâncias perigosas dentro da capacidade dos ecossistemas locais e globais, ao longo do ciclo de vida do edifício”, explicou Lívia.
 
Para ela, a decisão de industrializar a obra pode gerar menos resíduos. “Por exemplo, construir com parede de concreto e o uso de containers gera muito menos resíduos, além da mobilidade que se adquire dentro do canteiro de obras. Esse é um modelo que é adotado na Europa e dispensa a construção dos ‘barracões’”, finalizou.
 

Leave a Comment

Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá, 👋
em que podemos te ajudar?