Projeto do Sinduscon-DF auxilia estudantes de Engenharia Civil na diplomação

TAMANHO DA FONTE: A+ A A-


Assessoria de Comunicação Social do Sinduscon-DF


Alunos da Universidade Federal de Goiás pesquisam sobre isolamento acústico em obras com alvenaria de concreto

Com o intuito de racionalizar os materiais utilizados nas obras de edificação, as construtoras optaram por produzirem estruturas cada vez mais finas e leves. Essa decisão, porém, resultou em imóveis com baixos níveis de isolamento acústico, fazendo com que ruídos externos, como o barulho do trânsito, do tráfego aéreo e até mesmo as conversas de vizinhos, pudessem ser ouvidos pelos moradores.
 

Por conta dessa situação, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) instituiu a NBR 15.575 que, entre outras atribuições, promove melhorias no conforto acústico das unidades habitacionais no Brasil. A norma define as classes de desempenho acústico (mínimo, intermediário e superior) para um maior conforto de quem ocupar o imóvel.
 

Tendo essa regulamentação como base, alunos da Universidade Federal de Goiás vieram até Brasília, no início de outubro, para realizar um ensaio técnico em uma construção da Construtora Itebra, na cidade do Gama, como parte do trabalho de conclusão do curso de Engenharia Civil. Jardel Rezende e Néio Lúcio, ambos de 24 anos, são estudantes do nono semestre e contaram com o apoio do projeto “Parâmetros acústicos conforme a Norma de Desempenho NBR 15.575 medidos in loco em obras do DF”, uma iniciativa da Diretoria de Materiais, Tecnologia e Produtividade (Dimat/Sinduscon-DF), que tem como objetivo realizar as medições acústicas dos principais sistemas de construção utilizados na capital federal.
 

Para Fabiana Curado, arquiteta especialista em Engenharia Acústica e Ambiental que acompanhou a visita, a oportunidade de os estudantes conseguirem aliar o que veem em sala de aula na prática pode ser um diferencial na graduação. “É importante para os alunos conseguirem ter acesso a toda essa estrutura. Muitas vezes, a pesquisa feita pelas instituições públicas passa por algumas dificuldades, até mesmo financeiras. Com essa oportunidade, acreditamos que eles possam construir uma pesquisa de qualidade, com todo o incentivo que eles precisam”, explica.
 

Néio Lúcio endossa a opinião de Fabiana: “O ponto alto de toda a minha pesquisa está sendo este momento. É a única oportunidade que terei de provar a minha tese na prática e estou conseguindo aproveitar muito bem”, conclui.

Leave a Comment

Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá, 👋
em que podemos te ajudar?