Seminário discute Sistema de Alvenaria Estrutural em blocos de concreto

Larita Arêa

Com o objetivo de promover a sustentabilidade nos canteiros e discutir o futuro do Sistema de Alvenaria Estrutural e suas estratégias, o Sinduscon-DF realiza, durante toda esta quinta-feira (2), no auditório do sindicato, o seminário “Alvenaria estrutural em blocos de concreto e seus desafios”.

O evento é uma parceria com a Comunidade da Construção, Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-DF).

A primeira palestra foi proferida pelo empresário e vice-presidente da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-DF), Eduardo Aroeira, que tratou do tema “Alvenaria estrutural na visão da construtora”.

Eduardo destacou a importância da produtividade nos canteiros de obras e a forma que o sistema de alvenaria estrutural proporciona este objetivo. “Hoje, nós construímos muito diferente de como era há dez anos. O mercado exige qualidade e agilidade. Com o sistema de alvenaria estrutural em blocos de concreto nós alcançamos o menor índice de desperdício nos canteiros, menor quantidade de operários por metro quadrado, uma obra limpa, mais rápida e mais industrializada”, destacou.

Ainda pela manhã foram apresentadas os seguintes temas: “Alvenaria estrutural na visão do arquiteto”, ministrado pelo arquiteto Flavio Nesse, e “Alvenaria estrutural na visão do projetista estrutural”, apresentado pelo engenheiro Arnoldo Wendler.

No período da tarde será discutido o segundo painel, com o tema “Como tornar o Sistema de Alvenaria Estrutural mais competitivo e produtivo”. As palestras apresentadas serão as seguintes: “O planejamento e a logística como ferramenta aumentar a produtividade da alvenaria estrutural”, proferida pelo engenheiro Guilherme Andrade; e “Normatização versos controle tecnológico – práticas do mercado”, apresentada pelo engenheiro Márcio Faria.

Para o diretor de Materiais, Tecnologia e Produtividade do Sinduscon-DF, Dionyzio Klavdianos, o seminário contribui para a formação dos profissionais sobre os diversos processos construtivos que envolvem o cimento. “É importante que as empresas tenham conhecimento de que não basta vender o concreto, é preciso saber aplicá-lo. Temos conhecimento de que existe uma série de deficiências técnicas a serem corrigidas na cadeia produtiva e que tratá-las evita as tragédias que têm acontecido”, ressaltou.

O evento acontece até às 16h e busca atender a diretores e gerentes técnicos, encarregados, arquitetos e engenheiros de empresas incorporadoras e construtoras; laboratórios de ensaio de concreto; profissionais de Engenharia Civil e empresas fabricantes de materiais e componentes de construção; acadêmicos de Engenharia e Arquitetura, e demais profissionais ligados à cadeia da Construção Civil.

Sobre o sistema

A alvenaria estrutural é um sistema construtivo racionalizado, no qual o elemento que desempenha a função estrutural é a alvenaria, ou seja, os próprios blocos de concreto.

Nas últimas décadas, a alvenaria estrutural encontrou o seu espaço e se consolidou no mercado brasileiro da construção como um sistema construtivo versátil. Atualmente, as empresas têm observado que a utilização desse sistema permite uma economia significativa no custo total da obra, de modo a baratear a construção em torno de 30%, em relação ao sistema convencional de estrutura em concreto armado.