Frejat apresenta plano de governo a empresários da Construção Civil do Distrito Federal

Larita Arêa

Devido a desistência de Arruda da candidatura ao Governo do Distrito Federal (GDF), o Sinduscon-DF recebeu, na manhã desta terça (23), o novo candidato pelo Partido da República (PR), Jofran Frejat, que apresentou seu plano de governo aos empresários do setor produtivo.

Logo no início, o governadorável destacou os principais problemas que Brasília tem enfrentado nos últimos anos. “Vejo a saúde deteriorada, a educação fora do padrão e os construtores saindo do DF para trabalhar no Entorno, na tentativa de manterem-se vivos como empreendedores. Não podemos prejudicar os empresários, aqueles que geram renda e emprego, para beneficiar políticos”, defendeu. As propostas do candidato Frejat não fugiram muito do que foi apresentado por seu antecessor, Arruda, que participou do Fórum da Indústria da Construção Civil – Eleições 2014 logo no início da campanha.

O político criticou a demora para liberação de Alvarás de Construção e Cartas de Habite-se, garantindo que a emissão desses documentos voltará a ser responsabilidade das administrações regionais. “Não há justificativa para tanta morosidade – anos – na liberação dessas certidões. Nós vamos extinguir a Agefis-DF e voltar a trabalhar como antes. Os documentos terão um prazo de 30 a 60 dias para serem entregues”, garantiu.

Frejat também assumiu o compromisso de dar oportunidades às micro e pequenas empresas. “Em grandes obras, vamos fragmentar as licitações, para que as pequenas empresas tenham oportunidades. Se fizermos licitações com grandes lotes, as empresas maiores vêm de outras cidades e tomam conta, tirando as nossas empresas da concorrência”, explicou.

O governadorável criticou, ainda, os problemas de infraestrutura da Terracap e assumiu o compromisso de recuperar CEB, Caesb e Novacap. “Para isso, quero estar junto de vocês. O setor produtivo irá me orientar sobre esses problemas. Quero encontrar uma saída e esta deverá estar compromissada entre vocês. Quero ter perto de mim pessoas com responsabilidade e compromisso com Brasília”, declarou.

No encerramento da sabatina, Frejat reforçou seu compromisso com o setor e reafirmou: “Dívidas contratadas serão pagas, não haverá desconto em contrato assinado e as empresas locais terão preferência. Vamos reestabelecer os contratos de manutenção”. E acrescentou: “Conto com a parceria das entidades de classe para que possamos oferecer bons incentivos à Indústria da Construção Civil do DF”.