Meio século de história

Ana Carla de Oliveira Sodré

Sinduscon-DF completa 50 anos, mas quem ganha é a sociedade e o setor da Construção Civil

A noite da última quarta-feira, 19 de março, foi de festa e muita emoção. O motivo é mais que especial. A data marca o início das comemorações do jubileu de ouro do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF). Autoridades, empresários, associados, familiares e colaboradores reuniram-se para celebrar não só os 50 anos da entidade, mas, também, conferir o resultado final do painel pintado pelo artista Carlos Bracher.

A criação do sindicato veio facilitar o diálogo com os trabalhadores que reivindicavam melhores salários e condições de trabalho. O Sinduscon-DF representa mais de 430 empresas associadas. Já passaram pela casa 16 presidentes, que cumpriram um total de 22 mandatos.

O ex-presidente do Sinduscon-DF, Wanderley Vallin, abriu a cerimônia com um discurso repleto de boas recordações. “Acompanhei antes, durante e depois. A sua sede ficava no Setor Comercial Sul e sua estrutura era bem simples. Ver essa casa e sua representatividade, hoje, me dá orgulho de ter feito parte dessa entidade. São tantas histórias e lutas que, agora, fica apenas a saudade”, ressaltou. Vallin cumpriu o mandato de 1985 a 1988. Para ele, o sindicato é exemplo de trabalho e dedicação para o DF.

A missão de dar continuidade ao desenvolvimento da capital do país é um desafio conjunto do governo e do setor produtivo. O atual presidente do sindicato, Julio Peres, afirmou que a agenda de trabalho é positiva, pois o setor quer sempre o melhor para a cidade e seus moradores. “O momento é oportuno, por exemplo, para um debate mais amplo sobre a ocupação de áreas no Plano Piloto e outras regiões do DF. É preciso disciplinar qual é a destinação de cada área e, ao mesmo tempo, é preciso preservar as áreas verdes previstas no projeto original e tombadas”, argumentou.

O empenho do Sinduscon-DF também é voltado aos operários da Construção Civil. Trabalho reconhecido pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores (STICMB), Edgard Viana, que ressaltou o respeito mútuo entre as entidades na mesa de discussão para os acordos coletivos. “Graças a essa boa relação com o Sinduscon-DF, o trabalhador tem, hoje, condições decentes de trabalho e um atendimento digno, oferecido pelo Seconci-DF”, destacou. O setor é responsável pela geração de 80 mil empregos.

O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), Paulo Simão, analisou o cenário da Construção Civil. “Sei que no DF existe um empreendedorismo muito forte e um entrosamento entre as entidades e os trabalhadores. Este cenário não é visto em outros estados”, disse. Simão destacou, ainda, que o mercado imobiliário enfrenta um momento de cautela e aproveitou para destacar o estudo ‘O Custo da Burocracia no Imóvel’, lançado nesta quarta-feira, 19. O levantamento revela que o excesso de barreiras burocráticas e regulatórias enfrentado pelo setor de Construção Civil eleva em 12% o valor final dos imóveis.

O vice-governador do DF, Tadeu Filippelli, ressaltou a importante interlocução entre entidades como o Sinduscon-DF e o governo. “O setor produtivo passou a ser a principal alavanca para o desenvolvimento do DF. Temos que reconhecer o papel fundamental da Construção Civil nesse processo”, afirmou.

Legislativo presente

O deputado Agaciel Maia (PTC) compareceu como presidente em exercício da Câmara Legislativa (CLDF). Relator dos principais projetos da área econômica, Agaciel Maia deixou claro o apoio ao setor. “A CLDF estará sempre com a classe empresarial, por reconhecer que são vocês que promovem o desenvolvimento e que geram emprego e renda”, defendeu. Uma das metas do sindicato é consolidar o relacionamento institucional com a CLDF. Para isso, o Sinduscon-DF acompanha os Projetos de Leis que envolvem o setor, como também colabora na elaboração de análises e informações legislativas aos associados.

Emoção a flor da pele

O grande momento da noite ficou por conta do painel pintado por Carlos Bracher. O suspense estendeu-se até o final da solenidade, quando uma cortina foi aberta e deu espaço ao belo painel, intitulado “Das letras às estrelas, JK: De sonhos ao sonho de Brasília”. A obra tem como objetivo homenagear Brasília e o idealizador da capital federal, Juscelino Kubitschek.

Bracher emocionou a todos ao falar da importância do projeto. “Estava precisando de um sopro de entusiasmo. E esse trabalho foi muito importante para mim. Perdi um irmão em novembro e uma irmã em janeiro. Queria ter tido a oportunidade de mostrar esse painel a eles, mas, infelizmente, não consegui”, desabafou.

O trabalho de Bracher foi árduo e levou dias e noites até ficar pronto. O artista contou com a ajuda da esposa, Fani Bracher, a filha, Blima Bracher, e o genro, Ricardo Correia. Durante o processo criativo, o painel foi visto por crianças, adolescentes, empresários e artistas plásticos, como Roselane Campos. Para ela, o momento é ímpar. “Esse painel marca a história de Brasília e a arte brasileira. Carlos Bracher é um mineiro candango e ele expressa isso muito bem”, ressaltou.

Todos puderam presenciar a emoção passada pelo artista e também pelo painel. Bracher resumiu em belas palavras o que o trabalhou representou para ele. “Posso dizer que fiz a obra prima da minha vida”, declarou, seguido de uma calorosa salva de palmas.

São momentos como este que reafirmam o Sinduscon-DF como importante entidade do DF e fazem jus ao seu slogan comemorativo: “Para quem trabalha com desenvolvimento, fazer 50 anos é só o começo”.